Paraty

CIDADE HISTÓRICA, ALT 11 m, POP 44.872 hab, RIO DE JANEIRO 248 km

A cidade foi o principal porto do Brasil durante o período colonial e ponto final da antiga Estrada Real, rota de saída de ouro e pedras preciosas vindas de Minas Gerais. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país. Seu centro histórico está protegido por correntes que impedem a passagem de automóveis e conserva casarões coloniais do século XVI. Rodeada por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, possui mais de 60 ilhas e 90 praias, sendo uma boa parte acessível somente por barco ou trilhas.

ATRAÇÕES:

Seu principal atrativo é a grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã de aproximadamente 20m, até cair numa piscina natural. Acesso pela estrada Paraty-Cunha, no bairro da Penha, a 9km. Do lado direito da estrada existe um marco da Estrada Real e ao lado uma grande pedra com uma igreja em cima. Seguir a pé por uma pequena trilha que começa atrás do Centro de Informação Turística.
Considerado pela Unesco como o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso, é Patrimônio Histórico Nacional. O calçamento de suas ruas se iniciou em 1776 com pedras retiradas das cascatas da região. Como a área estava sujeita a inundações, as ruas forma projetadas em forma de canal para ajudar no fluxo das águas. O Largo de Santa Rita, onde está situada uma capela de mesmo nome, é o cartão postal da cidade.
Parque temático com miniaturas de monumentos e construções da Estrada Real, antigo caminho do ouro. Várias cidades do Estado de Minas Gerais e a própria cidade de Paraty estão representadas com seus casarões, igrejas e pontos turísticos. A visita guiada conta a história de cada local. FECHADO PARA REFORMA.

Estrada Paraty-Cunha, Km 2, s/n - Pantanal
Horário: Diariamente, 9h/18h. R$14.
  • praias

da Conceição

Possui mar tranquilo de tonalidade azulada e o acesso é feito somente por barco. Do lado direito da praia, num local rodeados de pedras, está a Lagoa Azul, um recanto paradisíaco com uma enorme piscina natural rodeada de rochas e mata verde.

da Ilha do Cedro

Dividida em 2 partes interconectadas por uma trilha de poucos minutos, tem pedras que formam piscinas naturais e atraem muitas famílias com crianças. Acesso por barco (45min), a partir do cais de Paraty.

da Ilha do Pelado ★★★

Praia com mar azul de águas tranquilas, rasas e transparentes. Se encontra a cerca de 30km do centro, já no caminho até Angra dos Reis.

da Lula ★★★

Bonita praia com águas claras e limpas. É uma das mais procuradas pelas escunas para paradas.

da Ponta Negra ★★

Linda praia de águas esverdeadas e cristalinas. Tem uma vila muito pequena, com acesso a pé por trilha ou através de barcos. A partir desta praia, parte a difícil trilha para a Ponta da Joatinga, de 4km em meio a Mata Atlântica, que chega até a Cachoeira do Saco Bravo.

Cachoeira do Saco Bravo

Bela queda d'água que deságua numa piscina natural situada em meio a formações rochosas, junto ao mar aberto, dando a sensação de uma piscina com borda infinita. Necessário acompanhamento de um guia.

do Jurumirim ★★

Praia com águas tranquilas e cristalinas, foi ponto de partida para as viagens do navegador brasileiro Amyr Klink pelo mundo. Sua grande aventura para a Antártida se iniciou nesta linda, ponto de parada de passeios de escunas.

do Pouso da Cajaíba ★★

Deserta e pouco conhecida pelos turistas, é uma praia de grande beleza e tranquilidade. De mar tranquilo, é propícia para um bom mergulho. Com areia branca e cercada de mata natural preservada, é também uma boa opção para famílias com crianças, que podem brincar e nadar à vontade.

do Sono ★★★

É um verdadeiro paraíso e uma das paisagens mais bonitas de Paraty, com uma grande orla sombreada por amendoeiras. A areia branca da praia se mistura com as águas esverdeadas do mar, proporcionando um belo contraste. O nome da praia se deve ao fato de que os raios de sol demoram para aparecer pela manhã devido as montanhas altas ao redor. Acessível por trilha (1h40).

dos Antigos ★★

Cercada por morros altos e vegetação nativa, a praia é totalmente paradisíaca e perfeita para quem busca tranquilidade. As águas são claras e as areias brancas. Possui amendoeiras e uma pedra no meio da areia, que dá ainda mais beleza e encanto ao cenário. O acesso é por trilha (1h30) ou com botes a motor (20min).

Laranjeiras ★★

É um oásis em Paraty, uma praia selvagem com acesso por trilha. Tem belos condomínios privados e águas tranquilas com ondas pequenas.

Paraty Mirim ★★★

Extensa praia de águas tranquilas e vegetação exuberante, cortada ao meio pelo rio Paraty-Mirim. Uma das praias mais bonitas da região, habitada por índios em uma reserva. Abriga também ruínas de vários casarões e a igreja mais antiga de Paraty, construída em 1757. A entrada de Paraty Mirim se encontra a pouco menos de 10km de Paraty, em direção a São Paulo. Depois, são mais 7km em uma agradável estrada de terra para chegar até ali.

Saco do Mamanguá ★★★

Conhecida por ter o único fiorde brasileiro, um braço de mar que avança pelo litoral por 9km, com paredes de morros de ambos os lados. São 33 praias e 8 comunidades indígenas. Também há uma área de manguezais muito bem preservada, com muitas espécies de árvores, bromélias, flores, pássaros e caranguejos. A faixa de areia é muito pequena e há pouca sombra, mas a maré baixa permite aproveitar por algum tempo suas praias. Da praia do Cruzeiro no Saco do Mamanguá parte a Trilha do Pico do Pão de Açucar. Acesso pela Rodovia Rio-Santos, Km 581 até a praia de Paraty Mirim, de onde partem os barcos (15min) ou a partir de Paraty (2h).

Trilha do Pico do Pão de Açúcar ★★★

Moderada (3h), leva até a formação rochosa com 425m de altura, de onde se tem uma fantástica vista da Baía de Paraty.

Vermelha ★★

Praia com areias vermelhas e coqueirais, é um dos pontos de parada dos passeios de escunas. Acesso por barco (1h), a partir do cais de Paraty.

Vila de Trindade

Está localizada a 30km do Centro Histórico de Paraty. Oferece muitas opções de alojamentos, compras e gastronomia, sempre mantendo o estilo rústico, característico do lugar.

praias

Brava ★★★

É a praia mais isolada da Vila de Trindade e por isso, a mais deserta. Para chegar é preciso percorrer uma trilha moderada (20min). Também é possível chegar de barco, a partir da praia do Meio. Com boas ondas para a prática de surfe e bodyboard, é uma praia muito bonita e pouco visitada.

do Cachadaço ★★

Esta praia tem acesso pelo final da praia do Meio, onde começa uma pequena trilha tranquila. Possui uma larga faixa de areia e água azulada com ondas. No final dela começa a trilha para a Piscina Natural do Cachadaço.

Piscina Natural do Cachadaço ★★★

Enorme piscina natural de águas transparentes. Em suas águas tranquilas é possível nadar entre peixes coloridos. O acesso é por uma trilha fácil (20min) ou por barco a partir da praia do Meio. Um dos lugares mais bonitos da região.

do Meio ★★★

É o cartão postal da Vila de Trindade. Bonita praia de águas tranquilas e cristalinas. Possui belíssimas formações rochosas, de onde se tem uma vista incrível do mar e das praias próximas.
%d blogueiros gostam disto: