Gualeguaychú

ALT 15 m, POB 88.900 hab, PARANÁ 288 km

Terceira cidade mais populosa da província, está situada às margens do rio homônimo, a 25 km da fronteira com o Uruguai. Sua economia gira em torno da produção agropecuária, principalmente de soja, e do turismo.

ATRAÇÕES:

Sua mostra marca o período entre 1880 a 1930, quando a Argentina foi importante exportadora agropecuária. A coleção é apresentada seguindo a evolução técnica e produtiva das ferramentas e máquinas que compõem a exposição. Encontra-se divida por temáticas como: preparação da terra, caminho do milho, caminho do trigo e do linho, luta contra pragas e vida cotidiana.

Urquiza al Oeste esquina com Ruta 14
Horário: Sexta e sábado, 9h/12h.
Inaugurado em 1984, funciona na antiga estação. Exibe a locomotiva n°81, gêmea da última a vapor, que circulou no país, além de dresinas, triciclos ferroviários, vagão restaurante, etc.

Maestra Piccini esquina com Maipú
Horário: Segunda a sexta 8h/16h, sábado 8h/12h e domingo 14h/18h.
Situado à beira do rio Gualeguaychu, tem 116ha onse se destacam imponentes e antigos pés de eucalipto, além de variadas opções de lazer para todos os gostos. Dispõe de cavalos e bicicletas para alugar, área para caminhadas, e um belo lago com patos, lontras e outros pequenos animais. Acesso pela ponte Méndez Casariego, 2km.
Calçadão 200m de extensão para pedestres, localizado na área do antigo porto. O local conta com paisagismo, uma grua e galpões construídos na década de 1930. É utilizado para lazer, esportes e eventos.
Inaugurado em 1914, sua arquitetura é mais próxima da corrente conhecida como "Secessão Vienense". Tem a planta em forma de ferradura, rodeada por una fileira de palcos baixos, uma fileira de camarotes e outra de assentos no piso superior. Mantém um rígido eixo simétrico e conta com fosso para orquestra. É considerado um dos melhores do país por sua acústica.

Urquiza, 705
Horário: Segunda a sexta, 8h30/13h.