Aracaju

CAPITAL DO ESTADO, ALT 4 m, POP 657.013 hab, BRASÍLIA 1.655 km

Fundada em 1855, possui um traçado urbano projetado em forma de tabuleiro de xadrez. É a menor das capitais nordestinas e apesar de cosmopolita, mantém um ar provinciano. Serviços e indústria são a base da sua economia, mas o turismo vem ganhando destaque. Apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste, a cidade também oferece uma das melhores qualidades de vida da região.

ATRAÇÕES:

Funciona numa construção de 1926. Totalmente tecnológico, expõe o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado através de instalações interativas e exposições itinerantes. Apresenta diversas áreas temáticas que mostram personalidades ilustres, pratos típicos, um carrossel que controla animações em 270º, representando diversas cidades, as principais festas folclóricas, um túnel com projeção em 360º que apresenta a diversidade da fauna e flora do Estado, entre outras.

Av. Ivo do Prado, 398 - Centro
Horário: Terça a sexta 10h/16h, sábado e domingo 10h/15h. Gratuito.
Centro de Visitantes do Tamar, fica numa construção em formato de uma enorme tartaruga. Reúne cerca de 70 espécies diferentes nativas do estado, expostas em 18 aquários (5 de água doce e 13 de água salgada). Inclui arraias, tubarões, moréias e outros, além de uma réplica da parte submersa de uma plataforma de petróleo.

Av. Santos Dumont, 1010 - Atalaia
Horário: Segunda 10h/18h, terça a domingo 9h/21h. R$24.
Inaugurado em 1863, foi sede do governo estadual até 1995. Reúne um acervo com mobílias, objetos pessoais de governadores e telas de pintores da década de 20.

Praça Fausto Cardoso - Centro
Horário: Terça a sexta 10h/17h, sábado 9h/13h. Gratuito.
Com mais de 600.000m² de área verde, é um dos poucos pontos de mata atlântica preservada na cidade. Possui um teleférico (R$16) e minizoo, com leão, macacos e outros animais. Fica localizado no entorno do Morro do Urubu.

Avenida Corinto Leite, s/n - Bairro Industrial.
Espaço arborizado com 397.000m² e mais de 112 espécies de árvores. Conta com pista para caminhada, quadra esportiva e parque infantil, além de quiosques e lagos.

Av. Jornalista Santos Santana, s/n - Bairro 13 de Julho
Horário: Diariamente, 5h/21h.
Pier inaugurado em 1860 às margens do rio Sergipe, para receber o Imperador Dom Pedro II.

Av. Rio Branco, 40 - Centro.

praias

Atalaia

Uma das mais conhecidas da cidade, tem aproximadamente 6km de extensão e conta com uma grande faixa de areia dourada batida. O mar é calmo, de águas transparentes e pequenas ondas, ideal para banho e esportes náuticos. Possui ótima infraestrutura, com restaurantes que servem pratos da culinária local. É bastante procurada por famílias com crianças. Fica a 9km do centro.

do Robalo

Conta com uma grande faixa de areia dourada batida e mar levemente agitado de águas claras, muito propício para banhos e para prática de kitesurf. Com boa infraestrutura, fica a 14km do centro.