Quibdó

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 43 m, POB 116.087 hab, BOGOTÁ 567 km

Fundada em 1648, está localizada na margem direita do rio Atrato, numa das regiões de maior biodiversidade do país, próxima a grandes reservas ecológicas. É também uma das regiões com maior número de reservas indígenas e uma das áreas com maior pluviosidade do mundo. Sua economia está baseada na mineração e na agricultura, especialmente no cultivo de banana e mandioca.

ATRAÇÕES:

Lugar perfeito para observar o entardecer sobre o rio Atrato. Está situado em frente a Catedral e ao Parque Centenario. Atualmente, é um espaço de lazer para as famílias locais e visitantes.
Balneário natural localizado numa área que é considerada a segunda com maior índice pluviométrico do planeta, no rio Tutunendo. É o mais conhecido da região por suas belas e cristalinas águas e por cachoeiras como a Cascada Sal de Frutas, a Cascada Chaparraidó, a Cascada Peloquemao e o rio Munguirrí, em cujas margens, cercada por mata e grandes árvores, está a comunidade indígena Munguirrí. Oferece hospedagem em confortáveis ​​cabanas e pousadas e realiza atividades como caminhadas ecológicas, canoagem, hidromassagem e observação da flora e fauna. Estrada para Medellín, 16,5km.

Cascada Chaparraidó

Queda dágua de 7m de altura que forma uma piscina natural muito propícia para banhos e mergulhos. Está localizada a 2km de Tutunendo, na estrada que leva a Icho.

Cascada Paloquemao

Situa-se a 500m acima junto ao rio Tutunendo e a 300m da foz do ribeiro Paloquemao nesse rio. Possui uma piscina natural propícia para banhos. O local é alcançado seguindo uma trilha paralela ao leito do rio, onde alguns trechos atravessam um jardim natural de plantas aquáticas.

Cascada Sal de Frutas

Seu nome tem origem na queda efervescente da água sobre as rochas, que por sua vez forma uma jacuzzi e um escorregador natural. No local, funcionou nos anos 70 uma hidrelétrica, agora em ruínas. Fica a 15min de canoa de Tutunendo.