Puerto Montt

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 14 m, POB 245.902 hab, SANTIAGO 1.033 km

Fundada em 1853, tornou-se uma das principais cidades da região sul-austral do Chile. Sua localização estratégica faz com que seja a principal porta de entrada para o arquipélago de Chiloé e para a Patagônia chilena. É também a capital da aquicultura nacional e, em particular, da indústria do salmão, principal produto de exportação do país depois da grande mineração de cobre. A cidade é servida pelo Aeropuerto El Tepual, que conta com cerca de 20 voos diários para diferentes cidades do país.

ATRAÇÕES:

Com cerca de 1.300km de extensão, começa em Puerto Montt e termina em Villa O’Higgins. O passeio é combinado com algumas balsas, necessárias para a travessia de certos setores. Trajeto panorâmico da Patagônia e único no mundo. São vários quilômetros de belezas naturais com paisagens cristalinas e ar puro, que apaixonam a todos que a visitam de carro ou de bicicleta. É famosa por ser muito extensa, por isso algumas estações de serviço encontram-se muito distantes entre si. Ao percorrê-la de carro, é preciso verificar o combustível e se os postos de serviço estão funcionando. Devido às complicadas características geográficas do território, no qual predominam os Andes patagônicos, lagos, rios turbulentos e a presença de campos de gelo, sua condição está em permanente recuperação, mesmo quando a maior parte de seus trechos estão operando. O percurso passa por florestas, montanhas, margens de rios e lagos, pontes e fiordes, porém grande parte da rota ainda carece de pavimentação.
  • miradores

Afquintue

Seu nome foi escolhido por meio de um concurso, no qual participaram crianças e moradores do setor. A proposta vencedora foi idéia de um menino de 7 anos e significa “onde acaba a vista”. Deste ponto é possível avistar toda a cidade, que está voltada para o sul do Chile.

Mirador esquina com Ñuble - Bairro Mirador.

Chiloé

É constituído por um passadiço principal de madeira de cipreste com cerca de 65m de comprimento, um segundo passadiço com "mini mirantes" que passa ao redor das casas elevadas, e o central, com pavimento absorvente, que se conecta ao final ao Pasaje Colo-Colo. Oferece uma vista incrível do mar, das ilhas e das montanhas.

Chiloé esquina com Oelckers - Bairro Chorrillos-Miraflores.

Manuel Montt

Está localizado no terceiro planalto da cidade, de onde é possível apreciar uma vista panorâmica da zona urbana, além de contemplar em todo seu esplendor o Seno del Reloncaví próximo às ilhas Tenglo, Maillen e Huar. Também pode-se ver como a Cordilheira dos Andes baixa em altura para dar lugar aos fiordes de Reloncaví.

Felipe Barría, 214.

Universidad San Sebastián

A principal torre de acesso à Universidade é um atrativo para turistas e moradores, que vêm fotografar grande parte da baía. Uma escadaria com mais de 21m de altura dá acesso ao mirante, de onde se avista uma bela panorâmica da cidade e o tamanho impressionante dos cruzeiros que chegam no verão.

Campus Puerto Montt, Lago Panguipulli, 1390 - Setor de Pichi Pelluco.
Também conhecida como Estatua de los Enamorados, é uma escultura do artista porto-riquenho Robinson Barría que retrata um casal se abraçando sentado em frente ao mar. A obra tem 6m de altura e foi feita com a técnica de ferrocimento (grade de ferro e tela coberta com argamassa). Inaugurada em 2002, foi inspirada na canção popular "Puerto Montt", do grupo uruguaio Los Iracundos. Sua criação gerou polêmica devido ao seu aspecto e valor artístico. Apesar disso, tornou-se um ícone da cidade.