Porteirinha

ALT 556 m, POP 37.950 hab, BELO HORIZONTE 593 km

ATRAÇÃO:

Tem uma área de aproximadamente 12.600ha com vegetação predominante de campos rupestres com árvores nativas como jataipeba, aroeira e sucupira. Possui alguns pontos de mata fechada e topografia bastante irregular, com regiões de grotas, morros e nascentes. Sua fauna apresenta grande diversidade de espécies como onças, beija-flores, cachorros-do-mato, lobos-guará, furões, macacos-prego, salamandras e cobras. Fica a cerca de 30km da cidade.

Horário: Diariamente, 8h/17h.

Cachoeira do Serrado 

Linda queda de 70m de altura no coração de uma fenda aberta na montanha. Suas águas escuras e límpidas formam vários poços para banhos.

Cânion do Rio Mosquito 

Rio de planalto com curso raso e poucos meandros ao longo de seu percurso. Suas águas escuras, são vagarosas devido aos poucos desníveis em seu trajeto, exceto junto à Serra do Talhado.

Serra do Talhado 

É a continuação da Serra do Espinhaço, única cordilheira no Brasil, e está situada dentro da área de preservação do Parque. Abriga várias especies de plantas e animais e atrai turistas em busca de lazer e aventura em sua trilha. O trajeto de aproximadamente 28km é realizado em 2 dias com camping selvagem. Durante todo o percurso há muita água, pinturas rupestres e lindos visuais.