ALT 853 m, POP 3.032 hab, BELO HORIZONTE 344 km
ATRAÇÃO:
Com uma área total de 12.184ha, está localizado na serra do Espinhaço, na região do vale do Jequitinhonha. Importante para a proteção das nascentes da bacia do rio Jequitinhonha e de diversas espécies de fauna em situação de risco, apresenta afloramentos rochosos, cachoeiras e piscinas naturais. Sua vegetação é caracterizada pelo cerrado, com formações de campos e savanas, que incluem árvores inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e distorcidas. Horário: Terça a domingo, 7h/17h. R$7.
Queda de 30m de altura formada pelo rio das Éguas. Sua piscina natural de águas escuras e geladas contrasta com uma prainha de areias brancas e finas. Acesso por uma trilha difícil de 6,5km (3h), somente com acompanhamento de guia.
Queda de 15m com um pequeno poço para banhos e muitas plantas "sempre-vivas", espécie de flor típica da região, no trajeto até a cachoeira. Acessível por uma trilha difícil de 4,5km (2h30), somente com acompanhamento de guia.
Tem uma bela vista do poço de águas tranquilas e fundas, com uma pequena cascata e praia de areias brancas. Na parede da rocha que o cerca há uma pintura rupestre que lembra a figura de um veado. Caminhada de 1km por trilha fácil.
Ponto mais alto do parque com 1.830m de altitude, é um divisor das águas dos rios Preto e Araçuaí. Do seu topo descortina-se uma vista panorâmica em 360 graus. Acesso por trilha difícil, 17,5km.
Formado pelas águas do rio Preto, se transforma em uma bela piscina natural, cercada por matas ciliares e um banco de areia branca e fina. Trilha fácil de 2km (1h).
Trilha das Corredeiras ★★
Com 5,2km de extensão (3h), acompanha do rio Preto e possui formações rochosas em tons de branco, rosa e laranja, semelhantes ao mármore. Ao final do percurso há uma bela cachoeira, logo após as corredeiras do rio. Por ser uma trilha difícil, é necessário acompanhamento de guia.