Río Cuarto

ALT 452 m, POB 376.234 hab, CÓRDOBA 213 km

Segunda cidade mais importante da província, é o centro comercial e de serviços de uma próspera região agropecuária. Por sua localização estratégica, é um dos principais pontos de conexão nos eixos comerciais que unem as regiões da Pampa ao Cuyo, em nível nacional, e o Atlântico ao Pacífico em escala continental.

ATRAÇÕES:

Espaço cultural doado pela reconhecida poetisa local Betty Medina Cabral. Possui um pequeno museu em sua homenagem e abriga diversas atividades artísticas e culturais.

Echeverría, 897
Horários: Quarta a sábado, 18h/21h.
Espaço para passeio e recreação inaugurado em 1948. Abriga mais de 350 espécies de biodiversidade, sendo 63 espécies de aves, 16 de peixes, 35 de plantas aquáticas, 37 grupos de macroinvertebrados aquáticos e 175 grupos de fitoplâncton. Tem um molhe, mobiliário urbano, iluminação e pista para caminhadas.

Río Limay, 2500.
Ocupa parte das instalações da antiga Estação Ferroviária, que foi totalmente remodelada. Seu acervo é composto por inúmeros objetos ligados à ferrovia, como lanternas, placas, apitos de locomotivas, semáforos de braço, todos ambientados com painéis e dioramas nas diferentes salas. Em uma de suas 9 salas, há uma grande maquete, percorrida por um trem elétrico em miniatura.

Boulevard General Roca, 1001
Horário: Quarta a domingo, 16h/20h. Gratuito.
Funciona num casarão de 1860, declarado "Monumento Histórico Nacional". Seu acervo está distribuído em 5 salas temáticas: Povos Indígenas: sobre a colonização americana e os povos originários do sudoeste de Córdoba; Colonização: fundação da cidade e o gaúcho; La Casona: sede do Comando da Fronteira Sul e da Campanha do Deserto; Imigração, suas consequências sociais, a vida na cidade e no campo; e outra com exposições temporárias.

Fotheringham, 178
Horário: Terça a sexta, 9h/13h e 17h/20h. Gratuito.
Espaço cultural com 3 salas. Na sala de entrada há uma instalação denominada “Sentir Malvinas”. Na sala principal encontram-se diferentes planos de narração do conflito bélico, com objetos que constituem o património do museu e mostras fotográficas e audiovisuais. A terceira sala abriga um espaço para conferências, palestras e exibição de filmes, entre outras atividades.

Luis Pasteur, 233.
Inaugurado em 1923, é considerado o pulmão verde da cidade. Ocupa 17ha e possui uma série de trilhas e atrativos naturais como o lago e o Bosquecillo de la Amistad. Além disso, destaca-se como atração cultural o anfiteatro Atahualpa Yupanqui, onde são realizadas apresentações artísticas, culturais e esportivas. Possui ainda um extenso setor para brincadeiras infantis e um trenzinho para crianças.

Av. Marcelo T. de Alvear, 700.