Brasília

CAPITAL DO PAÍS, ALT 1.171 m, POP 3.039.444 hab, BUENOS AIRES 2.843 km

Cidade singular por seu planejamento urbano, foi projetada em forma de um avião. As áreas residenciais estão nas asas (Norte e Sul) e a parte central é a área de trabalho, onde estão os ministérios, museus e os palácios. A frente do avião é representada pelo Palácio do Planalto, sede da presidência da República. Na área da cauda estão os hotéis e centros de eventos. Além da beleza arquitetônica incomparável, é uma das capitais mais vibrantes, dinâmicas e interessantes em toda a América do Sul e a única cidade moderna do mundo declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

ATRAÇÕES:

Um dos cartões postais da cidade. Inaugurada em 1970, foi projetada por Oscar Niemayer. Arquitetura marcada por concreto armado, vidro e espelhos d’água. Na entrada, 4 estátuas de bronze simbolizam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João (Bíblia Sagrada). No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.

Esplanada dos Ministérios, lote 12 – Eixo Monumental/Via S1
Horário: Segunda 8h/16h, Terça a domingo 8h/18h. Visitação proibida durante as missas de domingo, 8h30/10h30/18h. Gratuito.
Um dos ícones da cidade, este palácio é a sede do Poder Legislativo brasileiro. Foi projetado por Oscar Niemeyer com 2 blocos em forma de H e 28 andares. Abriga em seu interior um vasto acervo cultural e paisagístico. Na cúpula convexa está o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava, o do Senado Federal.

Pça. dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios
Horário: Diariamente, 8h30/17h30. Visitas guiadas a cada meia hora (primeiro grupo 9h). Gratuito.
Integra o Conjunto Cultural Três Poderes e foi idealizado por Oscar Niemeyer. Construção subterrânea que abriga a Maquete de Brasília, fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade e cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados ao júri internacional que escolheu o projeto de Lúcio Costa como vencedor para construção da nova Capital do Brasil.

Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. Gratuito.
Via que cruza o Plano Piloto no sentido leste-oeste. Tem um vasto gramado com 17 prédios similares que abrigam os ministérios (órgãos do Poder Executivo). No seu final está o Congresso Nacional. Localizada no Eixo Monumental.
Lago artificial com 48km² criado com o objetivo de aumentar a umidade do ar na cidade. Na orla sul, está localizado o Parque Deck Sul com mais de 80.000m². Conta com ciclovia, pista para caminhada, quadras de esportes, parques infantis e pista de skate.

Setor de Clubes Esportivos Sul - Asa Sul
Aberto 24h.
Exibe acervo pessoal do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Eixo Monumental, Lado Oeste - Praça do Cruzeiro
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. R$10.
Mirante com 120m de altura, com vista de 360º da cidade. Foi o último projeto de Oscar Niemeyer, chamado por ele de "Flor do Cerrado". Duas pétalas completam a torre, que também tem um espelho d’água em sua base. A primeira cúpula de 60m, abriga uma sala de exposições e café. Na segunda cúpula de 80m, há um restaurante.

Setor Habitacional Taquari - Lago Norte
Horário: Sábado e domingo, 9h/18h. Capacidade: 74 pessoas. Os grupos são formados na hora, por ordem de chegada com 27 pessoas por vez, observando a capacidade dos elevadores. Gratuito.
Considerado o 8º mais importante no gênero do mundo, exibe vários tipos de máquinas de impressão, instrumentos utilizados em artes gráficas, brasões, florões, mobiliário e manuscritos, um exemplar da Constituição de 1891, um exemplar do primeiro jornal impresso no Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, e Diários Oficiais históricos.

Lote 800 Quadra 06, Quadra 6 - Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal
Horário: Segunda a sexta, 8h/18h. Gratuito.
Acervo com moedas nacionais e estrangeiras, cédulas e outros valores impressos, barras de ouro, medalhas e curiosidades numismáticas ligadas ao dinheiro e à tecnologia de sua fabricação.

Setor Bancário Sul, Quadra 3, Bloco B - 1º Subsolo - Asa Sul
Horário: Terça a sexta, 10h/18h. Aberto no 1º sábado de cada mês, 14h/18h. Gratuito.
Acervo sobre a história dos serviços postais e telegráficos do Brasil. Uma de suas relíquias é a primeira carta escrita por Pero Vaz de Caminha. Possui uma vasta coleção de selos, muito admirada por colecionadores, e o automóvel usado pelo Marechal Rondon em sua missão de abrir caminhos, lançando linhas telegráficas e demarcando as fronteiras no extremo-oeste do Brasil.

Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 256, Ed. Apolo - Asa Sul
Horário: Terça a sexta 10h/19h, sábado e domingo 12h/18h. Gratuito.
Inaugurado no dia 21 de abril de 1960, mesmo dia da fundação da cidade. Projetado por Oscar Niemeyer, seu acervo consiste numa exposição permanente com inscrições históricas relativas à história da construção de Brasília.

Praça dos Três Poderes - Esplanada dos Ministérios
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. Gratuito.
Projetado por Oscar Niemeyer, integra o Conjunto Cultural da República. Chama a atenção pela arquitetura em formato semiesférico, com modernas instalações. Não possui uma exposição permanente, recebe exposições temporárias nacionais e internacionais, mostras fotográficas, exposições interativas e de temas variados.

Setor Cultural Sul, Lote 2 - Esplanada dos Ministérios
Horário: Terça a domingo, 9h/18h30. Gratuito.
Residência oficial do Presidente da República. Projeto de Oscar Niemeyer, foi primeiro prédio construído em alvenaria na cidade. É uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro.

Península da Alvorada
Horário: Quarta 15h/17h. A partir das 13h, há a distribuição de senhas, por ordem de chegada, para a formação dos grupos. Somente com agendamento. Gratuito.
Sede do Ministério das Relações Exteriores. Projeto de Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx. Foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam apenas obras de arte de artistas nascidos ou naturalizados como brasileiros.

Setor de Administração Federal Sul, Quadra 1 - Eixo Central
Horário: Segunda a sexta 9h/10h/11h/14h/15h/16h/17h, sábado e domingo, 9h/11h/14h/15h/17h. Gratuito.
Sede do Poder Executivo Federal, foi inaugurado em 21 de abril de 1960. Projeto de Oscar Niemeyer, a fachada principal é marcada pela rampa que dá acesso ao salão nobre.

Praça dos Três Poderes
Horário: Domingo, 9h30/14h30. Gratuito.
Monumento construído em homenagem aos heróis da pátria e ao ex-Presidente Tancredo Neves. Projetado por Oscar Niemeyer, sua forma sugere a imagem de uma pomba.

Praça dos Três Poderes (final da Esplanada dos Ministérios)
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. Gratuito.
Com 420ha, é o maior parque urbano da cidade e do mundo, possui lago artificial, quadras poliesportivas, churrasqueiras, parques infantis, pista de skate, ciclovia e pista de cooper.

Setor de Residências e Parques Sul – Asa Sul
Horário: Diariamente, 5h/24h. Gratuito.
Tem 1.200m de extensão e liga o Plano Piloto à QL-26 do Lago Sul. Formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas, representando o movimento de uma pedra quicando sobre a água.

Saída do Eixo Monumental.
Inaugurada em 1967, foi projetada por Lucio Costa, inspirada na Torre Eiffel de Paris. Possui um mirante panorâmico a 75m de altura com capacidade para 150 pessoas. Além disso, conta com uma Feira de Artesanato (sex/dom/feriados, 8h/18h) e uma Fonte Luminosa, das maiores da América Latina, que lança suas águas a até 50m de altura.

Eixo Monumental, s/n - Jardim Burle Marx
Horário: Domingo, terça e quarta 9h/19h, quinta a sábado, 9h/21h.

ARREDORES:

Gama

REGIÃO ADMINISTRATIVA, ALT 1.000 m, POP 127.121 hab, BRASÍLIA 35 km

ATRAÇÃO:

Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na nova capital do país. Construção de madeira projetada por Oscar Niemeyer feita em 10 dias. Acervo com mobiliário original e outros objetos da época e imagens fotográficas da construção de Brasília.

Rodovia BR-040, Km 0 - SMPW (Trevo do Gama)
Horário: Terça a domingo, 9h/17h. Gratuito.