Puerto Limón

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 3 m, POB 60.710 hab, SAN JOSÉ 159 km

Seus dois portos são os maiores e mais importantes para uso comercial do país, com exportações e importações que superam 80% da atividade nacional. Suas atividades econômicas há muito se baseiam na produção de banana e na pecuária. Abriga hotéis, lojas, bancos e escritórios.

ATRAÇÕES:

Praça central à beira-mar, possui um pitoresco coreto de estilo neoclássico e caminhos sombreados por enormes palmeiras e vegetação caribenha, em frente às docas do porto.
Oficialmente Isla Quiribrí, porém é mais conhecida popularmente como Isla Uvita. Está localizada a 1,4km a leste da cidade, no Mar do Caribe. É Monumento Nacional desde 1984 devido sua importância histórica por ser o primeiro ponto em território costarriquenho onde Cristóvão Colombo desembarcou em sua quarta viagem à América (1502). Tem uma área de 11,07ha e a sua maior elevação atinge 18m, onde há um farol. Quase 40% de seu território são falésias rochosas, ocupadas por floresta tropical úmida. Em 1991, um terremoto levantou as placas da ilha no setor nordeste, expondo o recife de coral. É habitada por algumas espécies de aves, preguiças e peixes, além de ser visitada por tartarugas verdes e tartarugas-de-pente. Também é local de nidificação de aves aquáticas. Na parte sul tem um recife de coral com cavernas submarinas de 10m de profundidade, habitadas por pelo menos 96 espécies de peixes. É visitada por estudantes, turistas e pescadores locais, pois possui uma praia de areia branca onde é possível praticar snorkel. Tem 2 trilhas, um perimetral (675m) e outra situada na sua parte central que vai até o farol (216m).