Tarata

ALT 2.766 m, POB 8.242 hab, COCHABAMBA 35 km

ATRAÇÕES:

Edifícação de arquitetura colonial, tem o piso térreo com pilastras esculpidas na rocha bem como portas com arcos e jampas. No piso superior destacam-se as suas varandas em ferro forjado e decorações em filigrana. Fica a uma quadra da igreja.
Pela cidade observam-se vários exemplos da arquitetura colonial clássica, com os telhados das casas de barro, paredes de adobe, ruas estreitas, com simbolismo republicano nas fachadas. Os casarões coloniais se destacam pela cor que possuem, ocre para a classe média e brancas para a classe alta. Além disso, ainda pode ser vista a Puente de Melgarejo, construída pelos franciscanos em 1861, para a população atravessar o rio Pilcomayo em direção à região do convento.
Foi construída para observação ou guarda, de onde se pode avistar toda a cidade, os telhados coloniais, suas ruas, bairros e até povoados vizinhos. Em seu ambiente abriga um relógio centenário construído na Alemanha, que funciona a corda. Está localizada num edifício municipal na Plaza Principal.