Barra Mansa

ALT 389 m, POP 184.833 hab, RIO DE JANEIRO 135 km

Fundada em 1832, logo tornou-se ponto obrigatório de passagem de tropas de viajantes a caminho de portos marítimos. Segunda cidade mais populosa do Sul Fluminense, possui mais de 500 unidades industriais e um grande entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial.

ATRAÇÕES:

Possui 2 pequenas quedas com 10m de altura, porém seu formato em "C" lhe dá um aspecto de um lugar secreto de rara beleza. Seu poço apresenta uma coloração verde cristalina e pouca profundidade, ótimo para banhos. Fica no distrito de Amparo, a 33km do centro. Partindo de Amparo em direção ao distrito de Santa Rita de Cássia, a trilha de acesso encontra-se ao lado direito da estrada.
Construída em 1826, por Joaquim Manuel de Carvalho, o primeiro Barão de Amparo, foi a maior produtora de café na região. Ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir na época, 180.000 arrobas de café anualmente. Encontra-se em bom estado de conservação, sendo um exemplo da arquitetura rural do século XIX. Possui 12 quartos, 3 salões e outras dependências. Está localizada no limite com o distrito de Amparo.

Acesso pela Estrada Vereador Carlos Campbell Vieira, 21km
Horário: Quinta a segunda, 8h/18h.