Duitama

ALT 2.530 m, POB 126.670 hab, TUNJA 54 km

Conhecida como “La Capital Cívica de Boyacá” e “La Perla de Boyacá“, é o porto seco (de transporte terrestres) mais importante do leste do país. Está localizada sobre várias das principais estradas da região, incluindo a rodovia Troncal Central del Norte e a via dupla BTS. Tudo isso faz dessa cidade um ponto estratégico para a prestação de serviços e o desenvolvimento das atividades industriais e comerciais nesta região.

ATRAÇÕES:

Trilha ecológica de 5,5km situada a 3.850m de altitude, de onde é possível avistar os municípios de Duitama, Santa Rosa de Viterbo, Paipa e Sogamoso e a paisagem rural de montanha. Acesso a pé por um caminho em ferradura, com uma temperatura média entre 8 a 10°C. É recomendável visitar essa montanha no verão, nas horas da manhã. Percorrem-se 1.600m de floresta de alta montanha cobertas com frailejones (espeletias) de até 10m de altura, com uma diversidade de flora e fauna. Tempo de caminhada de 6h (ida/volta). Horário: Diariamente, 6h30/17h. Para chegar até o lá, é necessário pegar um ônibus no terminal de Duitama e seguir até a Vereda Santa Lucia, onde se inicia a trilha.
É um bairro onde cada quadra reproduz localidades do departamento. Construído em 1995, reúne uma amostra arquitetônica de Boyacá com 124 residências e 20 estabelecimentos comerciais. Estas, por sua vez, estão localizadas entre 7 pequenas praças que reúnem cada uma das mais belas cidades do departamento, como Villa de Leyva, Tibasosa, Tenza, Sáchica, El Cocuy, Monguí e Ráquira. Cada réplica destas localidades possui 16 casas, cada uma com a arquitetura do lugar que representa e em suas pracinhas, se reproduz a praça principal da cidade eleita.

Calle 29, #26-75
Horário: Diariamente, 8h/20h.