São Francisco do Sul

ALT 9 m, POP 51.677 hab, FLORIANÓPOLIS 193 km

Sua ocupação teve início em 1504 com a passagem do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville, posteriormente a ilha foi colonizada principalmente pelos portugueses. Apesar de possuir um dos mais importantes e movimentados portos do país, conta com inúmeros casarões históricos e preserva o clima tranquilo de outros tempos.

ATRAÇÕES:

A cidade com mais de 500 anos de história, é considerada a terceira mais antiga do país. Reúne um conjunto com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre igrejas, casarões e os galpões do Museu Nacional do Mar. Os prédios históricos apresentam elementos e características típicas da arquitetura açoriana.
Construído em 1909, possui uma bateria de artilharia com 4 canhões, trincheiras, paióis e uma linda vista da Baía da Babitonga. Abriga um pequeno museu com objetos bélicos, mapas, documentos, equipamentos rudimentares de comunicação, entre outros artefatos utilizados na época. Fica no litoral norte da ilha, a 20km do centro. O acesso é feito por meio de uma estrada de terra que dá acesso ao Morro João Dias. 

Horário: Diariamente, 8h/11h30 e 13h/17h. R$2.
Ocupa amplos e centenários galpões com uma área de 10.000m². É o único museu de embarcações brasileiras, reunindo um acervo com centenas de peças oriundas de todas as partes do país. Possui cerca de 15 salas temáticas, que expõem diversos tipos de embarcações e retratam a vida do homem do mar, com seus costumes e tradições, caracterizados por dioramas. Entre as peças disponíveis à visitação do público, estão mais de 91 barcos em tamanho natural, cerca de 150 peças de modelismo e artesanato naval e a reprodução da coleção original Alves Câmara, do século XXI. Tudo identificado com textos, imagens explicativas e trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras. O espaço ainda abriga biblioteca, auditório e loja de souvenirs.

R. Manoel Lourenço de Andrade, 133 - Centro
Horário: Terça a sexta 9h/17h30, sábado e domingo 10h/17h30. R$5.
Em formato de ferradura, tem águas rasas, areia clara e mar calmo, quase sem ondas, ideal para crianças. Movimentada durante o ano todo, é a que oferece a melhor infra-estrutura para turistas, com um comércio bastante ativo. No final da praia, existe um mirante com vista panorâmica da orla, acessado por uma escadaria de 300 degraus. Fica a 18km do centro.