Envigado

ALT 1.726 m, POB 228.848 hab, MEDELLÍN 12 km

Reconhecido como um dos municípios colombianos com melhor qualidade de vida, deve seu nome ao fato de que no local existiam árvores de grande porte, cuja madeira era utilizada nas Vigas das casas. Outra teoria diz que é devido a uma velha ponte de vigas ou “envigados” (treliças de vigas), que era usada para entrar na vila. Em sua área de influência está a montadora Renault, a sede da Almacenes Éxito, maior rede de hipermercados do país, e o jornal El Colombiano.

ATRAÇÕES:

Construída em 1940, ali viveu um dos mais importantes pensadores contemporâneos do país. Otraparte é o nome que Fernando González deu à propriedade em 1959. Seu maior atrativo é a preservação do arquivo histórico. Possui jardins e árvores na área externa e no interior fotografias, manuscritos, esculturas, pinturas, livros e documentos do escritor e filósofo. O local ainda realiza diversas atividades culturais como cinema, leituras literárias, workshops, concertos, exposições e visitas guiadas.

Carrera 43A #27A Sur 11
Horário: Segunda a sexta 10h/18h, sábado e domingo 10h/17h. Gratuito.
Reserva ecológica de 170.000m² onde podem ser vistas árvores nativas. Possui piscinas naturais, áreas esportivas, viveiro de orquídeas, caminhos de pedra, mirante de quase 4m de altura, pontes altas de madeira e 12 cabanas de pinho com fogões de pedra. Acesso por uma estrada de paralelepípedos cercada por árvores. O apelo do local onde se cruzam a microbacia “La Ayurá” e a quebrada “La Miel” é a natureza e os riachos. Tem estacionamento com capacidade para 180 carros e 4 ônibus, um restaurante, serviços públicos e vestiários.

Vereda El Vallano, Sector El Salado, a 4km
Horário: Terça a domingo, 9h/17h. $4400.