Castelo

ALT 100 m, POP 38.304 hab, VITÓRIA 151 km

ATRAÇÕES:

Queda com 130m de altura no rio da Bateia, despejando suas águas no interior de uma floresta quase intocada. Está localizada na Fazenda da Prata, a 14km do centro, porém o proprietário não permite visitação. Assim como o Pico do Forno Grande, essa cachoeira pode ser avistada da Rampa de Ubá (960m), utilizada para a prática de voo livre, que fica na comunidade Córrego do Ubá, a 28 km do centro. Acesso pela Rodovia ES-475 (estrada de chão).
Queda d'água com 62m, localizada num sítio que oferece almoço caseiro feito em fogão à lenha (aos domingos), área gramada para camping e lazer em torno da cachoeira e rapel.

Rodovia ES-475, a 29km do centro.
Horário: Diariamente, sem horário definido, durante o ano todo. Acesso gratuito e sem autorização.
Unidade de conservação de 730ha com relevo montanhoso. Seu ponto mais alto é o Pico do Forno Grande com 2.039m de altitude, que já serviu como ponto de referência para as caravanas de tropeiros que passavam pelo local. Foi assim chamado pelos imigrantes italianos da região, por sua semelhança com um forno de assar pães. Dispõe de guias para as visitas nas 4 trilhas (vários níveis de dificuldade), que levam a uma cachoeira (30m), a um conjunto de piscinas naturais e a um mirante natural de onde se pode avistar as cidades de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Vargem Alta, a Pedra Azul, a Pedra do Frade e a Freira, o Pico do Itabira e o Pico da Bandeira.

Acesso pela Rodovia ES-475, a 26km da cidade.
Horário: Diariamente, 8h/17h30, saída para as trilhas, 9h/13h30. Grupos de no máximo 20 pessoas, necessário agendamento.