Cruz del Eje

ALT 449 m, POB 33.300 hab, CÓRDOBA 138 km

ATRAÇÕES:

A casa pertenceu ao médico e ex-presidente do país, Dr. Arturo Umberto Illia, considerado por muitos um exemplo de lealdade, honestidade, civilidade e humildade em seu cargo. Foi construída em estilo art deco, a partir de doações populares. Oferece visitas guiadas pelos cômodos que conservam móveis, objetos pessoais originais, literatura médica e política e instrumentos médicos.

Avellaneda, 181
Horário: Terça a sábado, 9h/12h30 e 17h30/20h. AR$1.
Bela cascata formada pelo rio El Salto, que desce em meio a enormes rochas. Para chegar até ela, é preciso ir até a localidade de Cruz de Caña, seguindo dali em direção à Estancia Jesuítica La Candelaria. Do acesso para a Estância, continuar pela estrada em direção a La Falda. No caminho, cruzam-se 2 arroyos (riachos), sendo o segundo o rio El Salto. Chegando ao local, há um vau e alguns currais à esquerda. Após descer rio abaixo por cerca de 1km, chega-se à cascata. Melhor visitar depois da época de chuvas. Fica a 80km da cidade.
Monumental represa inaugurada em 1944 com mais de 3km de comprimento e 40m de altura, que forma um reservatório de 1.200ha e irriga uma imensa área. Junto à barragem, há uma área de lazer com restaurante e bosques de eucaliptos. Em suas margens, formam-se praias de areias brancas e prados, sendo muito utilizado como balneário e para pesca e esportes náuticos.

Av. Ingeniero Reolin, 8km.
Integra um complexo histórico-arquitetônico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, de uma tipologia única em Córdoba identificada pelo seu aspecto fechado, organizado em torno de um pátio central retangular, tendo em um dos lados a igreja. Possui características que lembram um forte com capela. Está edificada em praça fechada, de forma amuralhada. Possui um primeiro pátio lateral à igreja, rodeado pelas divisões que constituem o convento, e um segundo pátio em torno do qual se desenvolvem as oficinas e armazéns, cavalariças e currais. Depois vêm o tajamar, o moinho de farinha, o forno e o pomar. Em frente à capela, após o átrio, havia uma longa fila de ranchos que abrigavam os trabalhadores. Está localizada em plena área serrana, em uma planície ondulada chamada Pampa de San Luis. Acesso através da localidade de Cruz de Caña, pela estrada que vai a La Falda, a 77km da cidade. AR$50.