Puracé-Coconuco

ALT 2.850 m, POB 15.261 hab, POPAYÁN 34 km

ATRAÇÃO:

Parque nacional situado na parte alta da cordilheira Central. Sua área tem uma extensão de 83.000ha, e é rica em reservas hídricas, uma das mais importantes do país. Em seus vales, de origem glacial, se formam mais de 50 lagoas, entre as quais se destacam as de San Rafael, Santiago e Cusiyaco. Quatro grandes rios nascem no parque: o Magdalena, o Cauca, o Caquetá e o Patía. Sua altitude é de 4.646m. Dentro do parque está o Vulcán Puracé, que é um dos vulcões mais ativos da Colômbia. Tem uma das floras andinas melhor conservadas. Na encosta leste do parque existe uma fauna composta de ursos de óculos, antas, veados, coelhos, pumas, águias douradas, furões e ratos selvagens. Foram introduzidos condores, extintos na região. São conhecidas cerca de 150 espécies de aves, entre as quais se destacam o pato páramo, o pato das torrentes, o guaná andino, o tucano da montanha, o pica-pau, o galo-da-rocha e uma gralária endêmica do Parque. Fica a 66km da cidade.

Cascada Calaguala

Linda queda d'água de 40m de altura, formada pela Quebrada la Chorrera. Está localizada às margens de uma estrada na Vereda Alto de la Laguna, na divisa entre as reservas indígenas de Coconuco e Palerará, dentro do Parque Nacional Puracé.

Cascada de Bedón

Imponente queda d'água formada pelo rio Bedón, cujas águas tem origem na lagoa San Rafael. É um dos locais mais emblemáticos do Parque Nacional Puracé e está rodeada por uma vegetação típica do páramo. Possui um mirante com corrimãos tubulares de aço, construído sobre rocha de onde se pode apreciar toda vitalidade desse belo manancial.

Cascada San Nicolás

Outra bela cachoeira do Parque Nacional Puracé, tem uma queda de aproximadamente 30m de altura, formando uma bela paisagem natural.