Pasto

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 2.527 m, POB 460.638 hab, BOGOTÁ 837 km

Durante a época pré-hispânica esteve sob a influência do Império Inca, assim mesmo foi o centro administrativo, militar, cultural e religioso da região desde a era do vice-reinado. Durante o século XIX, devido à ostensiva defesa da cidade realizada por seus habitantes na Independência da Colômbia, ficou conhecida como “La Leona de los Andes“. Também conhecida como “Ciudad Sorpresa de Colombia“, abriga a sede do Governo, a Assembleia Departamental, o Tribunal de Justiça da Comarca, a Procuradoria Geral da República e sedes de órgãos do Estado. O Aeropuerto Antonio Nariño, a 27km da cidade, no município contíguo de Chachagüí, oferece conexões aéreas domésticas através de companhias aéreas colombianas, além de voos charter e militares.

ATRAÇÕES:

Possui um acervo com 432 peças distribuídas em 3 salas didaticamente ilustradas para facilitar o entendimento. Exibe obras de ourivesaria, cerâmica, peças líticas, de madeira e de conchas; e tecidos de fibras vegetais trabalhados pelas culturas Tumaco, Quillancinga, Pastos e Sindaguas. Além da exposição permanente, oferece visitas guiadas, oficinas de treinamento, encontros com professores e 9 maletas educacionais onde são guardadas réplicas de rolos, argolas para nariz, discos giratórios, fragmentos de cerâmica e objetos artesanais de culturas indígenas como Tumaco, Sindagua, Sinú, Calima, Tayrona e Amazonas, entre outras.

Calle 19, #21-27 (Centro Cultural Leopoldo López Álvarez)
Horário: Terça a sábado, 8h/13h. Gratuito.
Situado na Casa Taminango, uma relíquia arquitetônica de estilo colonial construída em 1623 sobre parede de piso, rebocada com esterco de vaca, palha picada e barro amassado por bois, materiais típicos do século XVII. Suas coleções incluem 860 peças artesanais com técnicas de tecelagem indígenas e barníz de Pasto. A coleção é complementada com uma ferraria rural, uma caldeiraria e um moinho de pedra que funciona com corrente hidráulica. Há também uma tipografia de tipo grego que foi utilizada pelo tradutor Leopoldo López Álvarez, uma verdadeira relíquia.

Calle 13, #27–67
Horário: Segunda a sexta 8h/18, sábado 9h/18h. COP$3000.
É o coração da cidade, local onde ocorreram acontecimentos de grande importância na sua história. Foi remodelada em diferentes ocasiões. Sua mudança mais significativa foi a instalação do monumento a Antonio Nariño, em homenagem à independência do país. Ao seu redor podem ser vistos importantes edifícios de beleza arquitetônica e o jogo de luzes que forma as cúpulas da catedral e da igreja de San Juan Bautista.
É considerado o vulcão mais ativo de toda a Colômbia e possui os maiores registros históricos, com notícias de erupções importantes desde o século XVI. A elevação do cume é de 4.276m acima do nível do mar, onde existe uma cratera com cerca de 80m de profundidade. Suas erupções fantásticas emocionam moradores e estrangeiros e a massa gigantesca, com seu pico às vezes nevado e esfumaçado, inspirou poetas e escritores. Nas suas encostas existe um santuário de fauna e flora e as suas falésias são um local ideal para a prática de montanhismo. Fica a 11km do centro.