San Antonio de Areco

ALT 26 m, POB 23.138 hab, LA PLATA 187 km

ATRAÇÕES:

Rodeada por um fosso de água atravessado por uma ponte levadiça, a Casa do Museu é como uma fortaleza. A antiga mansão reproduz uma sede de fazenda do século XVIII, com seu corredor hospitalar, as duas laterais salientes do edifício, os telhados de telhas coloniais e suas paredes brancas. Abriga uma valiosa coleção de móveis, objetos pessoais e documentos históricos do escritor Ricardo Güiraldes, autor da obra "Don Segundo Sombra". O local oferece expressões do passado argentino ligadas à figura do gaúcho, seus costumes, usos, modos de vida e sua contribuição para o folclore da província de Buenos Aires.

Camino Ricardo Güiraldes, s/n
Horário: Diariamente, 11h/16h45. Gratuito.
Construída em 1857 sobre o rio Areco, é uma das primeiras pontes do país em que foi cobrado pedágio. Funcionava durante o dia e numa de suas cabeceiras ficava o guardião que era o cobrador do pedágio. Quando anoitecia, o acesso era fechado com correntes.

Moreno, 12.
É uma autêntica mercearia ou empório de mais de 150 anos que existiu no local e foi restaurada e convertida em museu. O lugar é descrito na obra de Ricardo Güiraldes. No seu interior, bonecos de cera representam um grupo de gaúchos jogando cartas diante do olhar do atendente. Eles usam botas de montaria e chiripá (bombacha) e na cabeça um lenço vermelho. Tudo recria o ambiente, a cerca, o balcão, as garrafas, a mobília.

Camino Ricardo Güiraldes, s/n.