Altinópolis

ALT 903 m, POP 16.184 hab, SÃO PAULO 338 km

ATRAÇÕES:

Belíssima queda livre de 72m, formada pelo rio Esmeril. Parte de seu volume de água é desviado para acionar uma usina hidrelétrica da CPFL Paulista, a Usina Esmeril, construída pelos ingleses em 1913 e que fica a 300m de distância. Está localizada a 43km da cidade.
Formação arenítica com uma fachada de 28m de altura e cerca de 350m de galerias, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Possui 2 cavidades em forma de orelhas que minam uma pequena quantidade de água. O fenômeno é ocasionado pela absorção de água no solo exterior da gruta, que encontra saída nessas formações. Uma trilha fácil (10min) leva até a Cachoeira do Itambé (60m), uma das mais famosas da região e com um poço propício para banhos. O complexo natural está localizado a 4,5km da cidade.
É o único jardim a céu aberto do país e o terceiro no mundo. Ocupa uma área de 7.000m² e reúne um conjunto de 49 esculturas agrupadas em 7 monumentos, com uma bela vista panorâmica. É uma das mais importantes obras do artista plástico ítalo-brasileiro Bassano Vaccarini e aborda temas sociais referentes às mulheres e à família.

Praça das Esculturas (rotatória Dr. Pio Antunes de Figueiredo).