Serro

CIDADE HISTÓRICA, ALT 809 m, POP 20.993 hab, BELO HORIZONTE 241 km

Rodeado por serras, morros, rios e cachoeiras, o município se apresenta como um excelente destino de turismo histórico e ecológico. É também uma importante cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII. Possui um rico patrimônio histórico-cultural e produz o famoso “queijo do Serro“, uma das mais saborosas variedades do queijo mineiro.

ATRAÇÕES:

Queda de 80m de altura, formada pelo rio das Pedras, que despenca de um paredão rochoso. Do alto da cachoeira, podem ser observados antigos moinhos de água e uma bela vista das fazendas da região. É também muito utilizada para a prática de rapel. Localizada no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, a 21km da cidade.
É a mais linda da região, com uma queda de 25m e uma grande piscina com o chão coberto de areia branca e fina. É possível ficar no amplo vão atrás das quedas curtindo as deliciosas duchas. Situada no distrito de Capivari, a 28km da cidade.
  • Casa de Pedro Lessa 
É um dos mais interessantes sobrados senhoriais ainda existente na cidade, provavelmente construído na metade do século XIX. Serviu de residência a Pedro Lessa, um dos mais prestigiados advogados brasileiros, ministro do Supremo Tribunal Federal e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi construída em madeira e taipa de sebe.

Rua Antonio Honório Pires - Centro.
Erguida na segunda metade século XIX, foi residência de Francisco José de Vasconcellos Lessa, o Barão de Diamantina. Foi construído inicialmente em madeira e taipa. Atualmente, funciona no local uma escola.

Praça Presidente Vargas, 54 - Centro.
Belo casarão construído na segunda metade do século XIX em madeira e taipa de sebe. As vergas das janelas em ângulos demonstram o gosto goticizante da época. Atualmente a casa está aberta à visitação, com exposição permanente de artesanato.

Rua da Fundação.
Bela e longa escadaria de pedras, com 57 degraus largos, que proporciona uma das paisagens coloniais mais bonitas e originais do estado de Minas Gerais. Do alto da escadaria, em frente à igreja (1745), descortina-se uma bela vista panorâmica da cidade, com suas ruas e casarões históricos.

Acesso pela Praça João Pinheiro - Centro.