Santa Cruz de Mompox

ALT 33 m, POB 44.124 hab, CARTAGENA DE INDIAS 272 km

ATRAÇÕES:

Situada junto ao rio Magdalena, tem esse nome porque nela foi construída uma parede para conter as cheias do rio na época das chuvas. É um lugar ideal para passeios na cidade, pois nela se pode caminhar ou andar de bicicleta tranquilamente.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995, é caracterizado por uma arquitetura residencial e religiosa que preserva seu caráter colonial. Conservou a harmonia e a unidade da paisagem urbana. A maioria dos edifícios ainda cumpre as funções para as quais foram criados, proporcionando uma imagem excepcional do que foi uma cidade colonial espanhola. Ao longo da Calle del Medio.
Construção do século XVIII com um aspecto antiquado de onde se avista, através de seus arcos, o braço do rio que parece vazio e silencioso. Suas paredes denotam a resistência a enchentes e confrontos que ocorreram com frequência no passado. Contrasta de forma única com o seu entorno onde estão a Plaza de La Concepción, a partir da qual a colônia espanhola foi estabelecida; e a praça principal, onde fica a Iglesia de la Inmaculada Concepción.