Coyhaique

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 302 m, POB 60.924 hab, SANTIAGO 1.693 km

Capital e principal núcleo urbano da região, foi fundada em 1929. Sua implantação teve como objetivo facilitar a tarefa de colonização da área, bem como servir de apoio ao funcionamento da Sociedade Industrial de Aysén, que mantinha as suas instalações na localidade desde 1906. Está ligada ao resto do Chile através da Carretera Austral e do Aeropuerto de Balmaceda, que concentra quase todo o tráfego aéreo de Aysén.

ATRAÇÕES:

Principal rua de comércio da cidade, é um calçadão de pedestres de 120m de extensão, onde podem ser encontradas lojas, artesanato e restaurantes típicos. Calle Horn (entre Plaza de Armas e calles Francisco Bilbao e Arturo Prat, Centro.
Tradicional área de lazer da cidade, conta com brinquedos infantis junto com outros elementos utilizados no processo de colonização da região, como as carroças para transporte de lã de ovelha comumente conhecidas como "chatas". Abriga o icônico Monumento al Ovejero, uma homenagem aos trabalhadores rurais que preservavam a riqueza desses rebanhos nas fazendas da Patagônia, símbolo do auge econômico da região no final do século XIX. Fica a 450m da Plaza de Armas.
É uma das áreas silvestres protegidas, administrada pela Corporación Nacional Forestal (CONAF). Conserva em seu interior espécies vegetais e animais que devem ser protegidas para garantir sua existência no futuro. Sua área é de 40.452ha, com um relevo acidentado e picos superiores a 1.600m, que dão origem a vales e quebradas estreitas por onde correm os rios. Destaca-se o rio Simpson, que separa 2 trechos da reserva e é paralelo à estrada para Puerto Aysén. As formações vegetais predominantes são de montanhas (coigüe comum, tepa, canelo, notro e chilco) e bosques caducifólios de Aysén (ñirre, lenga e calafate). Sua fauna inclui puma, huemul, condor, águia, martim pescador, tordo, chucao, entre outros. É possível fazer camping, caminhadas, fotografias, montanhismo e observação da flora e fauna. Centro de Información Ambiental (com área de exposição, sala audiovisual, cafeteria, escritórios administrativos e banheiros, terça a domingo, 9h/17h). Está localizada no Km 37 da rodovia que liga Coyhaique a Puerto Aysén, a 28km. CLP$4100.

Cascada de la Virgen

Bonito salto d'água de 30m de altura que conta com 2 cascatas. Seu nome deriva de uma gruta que se encontra ao seu lado. A queda é muito barulhenta e a vegetação ao seu redor muito variada. Está situada no limite da Reserva Nacional Río Simpson, às margens da rodovia que liga Coyhaique a Puerto Aysén.
Queda d'água com aproximadamente 20m de altura. Está junto a uma ponte, onde antigamente passava a Carretera Austral. Nos meses de inverno, quando faz mais frio, chega a congelar completamente, tornando-se um reconhecido cartão postal da cidade. Ruta 7 Sur, 15km.