Piracicaba

ALT 547 m, POP 404.142 hab, SÃO PAULO 158 km

Fundada em 1767, às margens do rio Piracicaba, desenvolveu-se com o cultivo da cana-de-açúcar e do café. Foi uma das primeiras cidades a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. O setor agrícola passou a se concentrar na produção sucroalcooleira, e hoje, além da potencialidade econômica, é um importante centro cultural da região.

ATRAÇÕES:

Construído na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, foi inaugurado em 2013. Possui 24m de altura, com capacidade para 11 visitantes e até 200 pessoas no mirante. Do alto, tem-se uma vista panorâmica do Engenho Central e dos prédios ao fundo.

Av. Armando de Salles Oliveira - Centro
Horário: Sábado e domingo, 9h30/17h30. Gratuito.
Instalado numa construção de 1887, possui uma área de 12.000m² ao lado do Salto do Rio Piracicaba. Ali funcionou a primeira estação de captação e bombeamento de água da cidade. O local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro. Do seu mirante é possível ver o canal de água que forma uma a cascata e o Salto do Rio Piracicaba. Seu acervo é composto de peças utilizadas no sistema de abastecimento da cidade, com destaque para uma maquete da cidade e aquários com peixes encontrados no rio.

Av. Beira Rio, 448 - Centro
Horário: Terça a domingo, 9h/17h. Gratuito.
É um dos principais cartões-postais da cidade, destacando-se por sua beleza natural e uma privilegiada vista do Salto do Rio Piracicaba. Possui áreas para piqueniques e alamedas para caminhadas que vão até ao canal. Abriga um aquário e um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica, Clemência Pizzigatti, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial.

Av. Maurice Allain, s/n - Vila Rezende.
Situado no rio Piracicaba, suas majestosas quedas atingem cerca de 250m de largura, formando corredeiras de 300m de extensão. Pode ser observado do alto do Elevador Turístico Alto do Mirante ou do mirante do Museu da Água.

Av. Beira Rio, s/n - Centro.