CAPITAL DO ESTADO, ALT 85 m, POP 375.374 hab, BRASÍLIA 4.154 km
É a capital estadual mais setentrional do Brasil e a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Cidade moderna, que se destaca pelo traçado urbano organizado em forma radial, planejado nos anos 40, inspirado nas ruas e avenidas de Paris. As principais avenidas da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico, onde se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de edifícios culturais, hotéis e bancos.
ATRAÇÕES:
Tem 12ha de área verde preservada, com trilhas ecológicas, onde é possível conhecer várias espécies de árvores e animais, praticar esportes e outras atividades. Além disso, abriga 15 espécies de aves como arara vermelha grande, canindé, canga e outros pássaros como o mutum e aracuã. Também podem ser vistos cutia, iguanas, tatu e jabuti, passeando pelo local. R. Moisés de Souza Cruz - Paraviana Horário: Segunda a sexta 8h/12h e 14h/18h, sábado e domingo 14h/18h.
Balneário de águas mornas e transparentes, cercado de redes na água, barracas de palha e mesinhas. Possui boa infraestrutura, com restaurante, banheiros e chalés. Acesso pela Rodovia BR-174, a 50km do centro. R$20.
Símbolo da cidade, o monumento é uma homenagem aos garimpeiros que trabalharam na extração do ouro, a primeira atividade econômica que impulsionou a região. Praça do Centro Cívico - Centro.
Construída na margem direita do rio Branco, tem 6.500m² e uma linda vista do rio Branco. É uma estrutura suspensa com 2 plataformas e abriga 11 quiosques com lanchonetes e restaurantes, além de palcos para shows ao ar livre. R. Floriano Peixoto - Centro.
É um dos mais belos cartões postais da cidade. Abriga o Portal do Milênio, monumento inaugurado na virada do século 20 para o século 21, com 16m de altura, revestido em chapas de alumínio na cor prata. Tem fontes luminosas e promove shows com som, luzes e águas. Avenida Capitão Ene Garcez, 2413 - Centro.