El Bolsón

ALT 312 m, POB 19.009 hab, VIEDMA 948 km

ATRAÇÕES:

Verdadeiro museu de arte a céu aberto, localizado a 1.400m de altura. Reúne 60 esculturas talhadas sobre a madeira de árvores secas, mortas num incêndio florestal ocorrido em 1982, que devastou o bosque nativo de lengas. O acesso tem 2 trajetos diferentes. O primeiro permite o trânsito de veículos até um mirante, onde há um estacionamento e vistas do vale e da cidade. A partir daí, há um percurso de nível moderado (1h), com vários pontos panorâmicos.

Subida Al Cerro Piltriquitron, a 12,5km
Horário: Diariamente, 8h30/21h30. AR$200 (alta temporada).
Lugar eleito por quem quer fazer uma caminhada sem grandes dificuldades pela montanha e chegar a um lugar de sonho. O refúgio (600m de altura) não está no caminho ao pico, mas em um estreito vale entre as margens do rio Azul, que em num espaço de poucos metros entre um e outro lado, segue seu leito. Por esse caminho, o rio escavou o terreno e deixou paredões de 35m de altura, que nos pontos mais altos ficam separados apenas por 1m, entre uma e outra margem. A isso se deve o nome de cajón (cânion). Além de alojamento e comida, o refúgio oferece banhos de água quente. O tempo de caminhada a partir da chácara Wharton é de 4h. É um dos mais belos passeios da região. Pode ser feito a pé ou a cavalo, sendo possível contratar a visita guiada nas agências de turismo da cidade. Fica a 21km.
Extensa queda d'água, formando um poço ao final. A trilha é suave, podendo ser feita com crianças (30min).

Ruta Nacional 40, 20km. AR$120 (alta temporada).
Formada pelo arroyo del Medio, que após atravessar a área de Mallín Ahogado, se acomoda em um leito de pedras e despenca em 2 gigantescos saltos de mais de 30m de altura. A água resvala pela pedra e bate contra as rochas ao chegar ao solo. No local há uma trilha principal com pontos de descanso, que desce até a base da cachoeira, onde há uma piscina natural. Nos arredores da cascata há várias trilhas interpretativas e um Jardín Botánico com espécies tanto nativas como exóticas. Fica a 8km da cidade.
Queda composta por 2 saltos que surgem entre as rochas da montanha, sendo que um deles é possível ver por completo, enquanto o outro se mantem escondido entre as fendas. Ao final da queda, ambos se unem no riacho Nahuelpan, que corre rápido e sinuoso. Fica a 8km da cidade.
Formado pelo arroyo del Medio, o salto se precipita em 2 degraus com mais de 20m de altura total. A queda está marcada por uma vegetação nativa de rara beleza. A seus pés se forma uma bela piscina natural. Fica a 10km da cidade.
Está situado numa área de reserva municipal, criada para proteger um bosque de ciprestes que cobre seu caminho. Possui 3 mirantes, de onde se tem uma excelente vista da cidade, do vale, da cordilheira e do Cerro Piltriquitron. Em seu cume há uma cruz branca que pode ser avistada da cidade. Acesso pela Av. Belgrano (Ruta 40 sul) ou pela calle Roca, a 2km da cidade.