Guaraqueçaba

ALT 10 m, POP 7.679 hab, CURITIBA 172 km

ATRAÇÕES:

Unidade de conservação com 33.998ha que abriga baías, praias desertas, restingas, manguezais e abundantes formações de Floresta Atlântica. Nele podem ser encontradas várias espécies, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa, a onça-parda e o mico-leão-da-cara-preta. Tem como atrativos turísticos, 38km de praias desertas, que podem ser visitadas a pé ou de bicicleta. Também podem ser observados os botos na baía do rio das Peças, na Praia Deserta e na Vila das Peças; além da revoada dos bandos de papagaios-da-cara-roxa nas ilhas Pinheiro e Pinheirinho. O acesso ao parque é somente via Paranaguá. Para chegar lá, é preciso pegar um barco até a comunidade de Barra do Superagui (3h).
Com uma área de 500ha, reúne um fantástico conjunto de montanhas, de enseadas e de ilhas permeadas por ecossistemas terrestres e marinhos ímpares em uma das áreas com a maior diversidade biológica de todo o planeta. Ali podem ser encontradas mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, 15 de peixes, 10 de répteis e várias de mamíferos. A região também é o maior e um dos mais importantes estuários do Atlântico Sul e tem aproximadamente 60 ilhas. Suas principais atividades são canoagem, trekking na floresta, banho de cachoeira e trilha interpretativa. Fica a 16km por terra ou 30min de barco da cidade.
É o principal atrativo turístico da reserva natural homônima. Possui cerca de 100m de altura, sendo um dos mais altos do estado do Paraná. Está numa área pertencente à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com 2.340ha do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil. Acesso por uma trilha fácil de 1.500m bem demarcada que leva também a uma figueira centenária, cujas raízes são uma espécie de ponte-viva sobre o rio do Engenho.

Horário: Terça a domingo, 8h30/17h30. R$10.