ALT 696 m, POP 94.017 hab, BELO HORIZONTE 502 km
Com mais de três séculos de existência, está localizada na divisa com o estado de Goiás. É a única cidade histórica do noroeste mineiro e pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas como patrimônio histórico e cultural pelo IPHAN no Estado. Tem um núcleo histórico bastante conservado, com 230 imóveis que compõem o patrimônio protegido.
ATRAÇÕES:
- Cachoeira do Ascânio ★★
Queda d’água com 40m de altura e bom poço para banho. Acesso pela Rodovia MG-188, sentido Guarda-Mor, a 38km da cidade. R$20.
O belo casarão, típico exemplar do período imperial, foi construído pela tradicional família Botelho na metade do século XIX. Atualmente, sedia exposições de artesanatos e artes plásticas, cursos de música, pintura, teatro, artesanato em geral e apresentações culturais. Rua do Ávila, 101-109 – Centro Horário: Segunda a sexta 9h/18h, sábado e domingo 9h/15h.
Construído em 1999 com características simples do barroco colonial, é uma obra do artista plástico Fábio Ferrer em homenagem aos antigos chafarizes que existiram na cidade e serviram para abastecer as casas do antigo arraial.