San Pablo de Lípez

ALT 4.246 m, POB 3.371 hab, POTOSÍ 252 km

ATRAÇÕES:

Declarado monumento natural, é uma formação geomorfológica do tipo cogumelo rochoso formado pela erosão do vento, que se destaca num conjunto de rochas vulcânicas situadas num areal chamado Desierto Siloli. Fica próximo à entrada da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. Tem uma altura de 5m e sua aparência singular é principal fator de interesse turístico. Pode ser visitada a qualquer hora do dia.
É a área protegida mais importante em termos de afluência turística no departamento de Potosí e possui uma área de aproximadamente 714.745ha. É a única que conserva uma representação da Puna Desértica. Seus desertos, salinas e lagoas são habitats de espécies de fauna e flora com características particulares, várias delas ameaçadas de extinção ou nativas da região, como os flamingos altoandinos, as vicuñas, a fulica cornuta, o gato andino, o nandu-de-darwin e várias espécies de aves semi aquáticas e migratórias que chegam do hemisfério Norte para se reproduzirem na Laguna Colorada ou em outras áreas úmidas da reserva.

Desierto Salvador Dalí

Deserto dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, a uma altura média de 4.750m. Tem uma área aproximada de 110km². É assim chamado porque lembra algumas paisagens pintadas pelo famoso pintor espanhol Salvador Dalí.

Laguna Colorada

Local de reprodução para os flamingos andinos, aves migratórias que chegam aos milhares em suas ricas águas minerais. Se encontra dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, no altiplano potosino. Tem 10,7km de comprimento por 9,6km de largura, com uma área de 54km² e uma profundidade média de 35cm. É considerada uma lagoa alta do tipo salina andina e também contém ilhas de bórax nos setores nordeste e sudeste. Possui um perímetro costeiro de 35km. A coloração avermelhada de suas águas se deve aos sedimentos de cor vermelha e aos pigmentos de alguns tipos de algas. Os tons da água que variam do marrom ao vermelho intenso.

Termas de Polques

Área com uma piscina ao ar livre alimentada por águas termais ricas em minerais. Para entrar na piscina, primeiro é preciso passar pelo escritório local, onde se paga uma taxa para utilizar as instalações (banheiro e vestiário). A piscina fica no sopé de uma colina, e é chamada "Chalviri". O clima frio contrasta com as águas termais, provenientes do Volcán Polques. Devido a atividade vulcânica da área, é possível tomar um banho às 7h da manhã a uma temperatura de 29°C. O alto teor de minerais na água pode aliviar sintomas de artrite e reumatismo.