Bucaramanga

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 959 m, POB 612.274 hab, BOGOTÁ 398 km

Foi declarada pelo Banco Mundial em seu estudo de “cidades competitivas para estudos e crescimento”, como a cidade mais próspera da América Latina e um exemplo para o mundo. Sua área metropolitana é a quinta aglomeração urbana mais populosa do país. Foi estabelecida como povo indígena designado em terras protegidas, atribuídas à jurisdição de Pamplona em 1622. É uma das cidades mais importantes do país, com 20 universidades, sendo 18 de origem regional e 2 de outras áreas do país. Possui o Aeropuerto Internacional Palonegro, localizado em um platô na periferia da cidade. Além disso, tem uma significativa infraestrutura hoteleira acompanhada de boas atrações turísticas, todas recriadas a partir da conhecida hospitalidade e laboriosidade de seu povo, o que a tornou famosa como “La Ciudad Bonita“. Possui um ótimo sistema de serviços públicos e se projeta para o século XXI como um grande centro industrial, tecnológico, econômico e cultural.

ATRAÇÕES:

É um centro comercial altamente organizado com elevadores, carrinhos tipo supermercado, muito diferente de outras praças ou galerias do país. Lá se encontra de tudo por andares, desde verduras e frutas a roupas, calçados e artesanato, além de uma praça de alimentação no último andar. É um grande bazar que ocupa um quarteirão e 4 andares, que oferece excelente limpeza e segurança.

Carrera 16, #33-44
Horário: Diariamente, 6h/17h30.
A empresa Acueducto Metropolitano de Bucaramanga AMB, possui um parque público de 3,6ha de incomparável beleza para a diversão e lazer dos cidadãos. Em 2001 decidiu-se construir um aqueduto mais moderno e extenso. Foi proposto o retorno ao uso original do terreno do antigo aqueduto por meio de uma remodelação completa com um projeto de parque em torno do tema da água. Esse parque combina funções educacionais e recreativas. Para sua construção foram utilizados os antigos tanques do aqueduto. Em época de Natal, o parque é iluminado com decorações alusivas a esta data. O projeto do parque recebeu diversos prêmios de arquitetura nacionais e internacionais.

Diagonal 32, #30A-51
Horário: Quarta a domingo, 8h/12h e 14h/17h.
É um espaço de conexão com a natureza. O cenário que une o bairro Álvarez com Cabecera del Llano, por meio de um complexo de passarelas e mirantes. Tem uma área de lazer ao ar livre e uma sala de jogos muito agradável para crianças com livros, fantasias, instrumentos musicais, cores e bonecos.

Carrera 45 esq. Calle 34A - Barrio Álvarez.
Caracteriza-se pela abundância de árvores e por ser um verdadeiro refúgio verde no meio da cidade. Abriga fauna e flora locais que pode ser apreciada com frequência, com avistamento de esquilos e pássaros como beija-flores, melros, papagaios, pica-paus, etc. Possui trilhas calçadas, playgrounds e instalações desportivas de baixa intensidade.

Carrera 36 detrás del colegio La Merced
Horário: Diariamente, 4h/16h.
São 2 parques contíguos, que funcionam como uma academia ao ar livre para moradores do setor. Está localizado no bairro nobre de Cabecera del Llano, onde o maior atrativo é a bela vista da cidade.
Tradicional praça urbana caracterizada pela presença de uma escultura em bronze de uma mulher nua, chamada "La Gorda", de Fernando Botero. Está localizada entre as Carreras 33 e 35A e Calles 45 e 48.
Mais conhecido como Viaducto de la Novena por estar localizado próximo à Carrera 9, é uma ponte estaiada de 550m que chama a atenção pelo seu design vanguardista e seu sistema de iluminação por LED, o que a torna um ponto turístico noturno para moradores e visitantes. Seu objetivo é descongestionar o trânsito de veículos na cidade da parte central até a zona sul. Na parte oeste, iniciando o percurso pela Calle 45, há um obelisco que serve de mirante para a ponte iluminada.