Ancud

ALT 0 m, POB 38.991 hab, PUERTO MONTT 96 km

ATRAÇÕES:

Fortificação espanhola localizada na Península Lacuy, cuja principal missão era a defesa da cidade de Chiloé. Sua construção data de 1779. Além disso, desde 1991 pertence ao conjunto dos Monumentos Nacionais do Chile. O termo "Ahui" deriva do fonema mapudungún "Acuy" que pode ser traduzido como "ponto saliente ou península". Preservada no século 20 por historiadores e pela comunidade local, atualmente podem ser vistos alguns vestígios e canhões usados no período espanhol, bem como um museu que guarda alguns achados do local.

Fica a 36km da cidade
Horário: Diariamente, 10h/18h.

Playa de Ahui

Praia paradisíaca que possui grandes formações rochosas e vegetação abundante. Fica próxima ao Forte de mesmo nome. Este setor da região de Los Lagos apresenta belas paisagens ao seu redor, onde se destacam trilhas exuberantes de floresta natural e a agradável brisa marinha.
Seu nome original era Fuerte del Príncipe. Esta bateria é a mais próxima do Fuerte Ahui, e é obrigatória para quem visita o patrimônio histórico do município. Possui uma excelente vista da cidade e dos golfos Quetalmahue e Ancud. Além disso, possui escadas e passarelas que percorrem suas trilhas, e também mirantes de onde é possível avistar pássaros. Aqui, foram encontrados vestígios de assentamentos indígenas demonstrados por fragmentos que ainda podem ser vistos.

Fica a 36km da cidade
Horário: Diariamente, 10h/18h.
É uma fortificação situada na esplanada Punta de Tecque ou Tique, a noroeste da cidade, cuja construção data aproximadamente de 1767 ou 1768. Sua instalação permitiria a formação de um povoado homônimo que viria a tornar se a cidade de Ancud. Pertence ao conjunto de monumentos nacionais do país. O polvorín ou depósito de pólvora foi construída em tijolo e pedra, e há dados que no projeto inicial toda a fortificação seria feita com esses materiais, mas devido à sua escassez, acabou sendo feito com grama presa com cavilhas.
Foi construído em 1820, e suas muralhas e canhões estão bem preservados. O edifício oferece uma vista panorâmica da cidade e seus arredores. Foi o último reduto espanhol na América do Sul (1826).
Inaugurado em 1976, está localizado num prédio histórico e destaca-se pelo grande valor histórico nacional. Lá podem ser visto o melhor da arqueologia, esculturas e barcos. Também mantém um pátio de mitologia e coleções de pinturas. Ao todo, guarda uma profusa mostra que inclui 1.402 objetos classificados em várias coleções que contam a origem e a história do arquipélago de Chiloé. No pátio existe uma réplica da escuna Ancud. O museu também exibe um impressionante esqueleto de baleia azul.

Libertad, 370
Horário: Terça a sexta 10h/17h30, sábado e domingo 10h/14h. Gratuito.