Barranquilla

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 18 m, POB 1.274.250 hab, BOGOTÁ 1.003 km

Fundada em meados de 1629, é o principal centro econômico da região do Caribe colombiano e uma das cidades mais populosas do país. Possui um dos mais importantes portos da América do Sul. Importante centro industrial, sua atividade econômica é dinâmica, concentrada principalmente na indústria, comércio, finanças, serviços e pesca. É conhecida por ser o local de nascimento da estrela pop internacional Shakira. O Aeropuerto Internacional Ernesto Cortissoz, construído em 1919, foi o primeiro da América do Sul e hoje serve a cidade com voos domésticos e internacionais.

ATRAÇÕES:

Em português "Bocas de Cinzas", é um lugar de particular importância para a cidade, local de encontro das águas escuras do rio Magdalena com o mar claro do Caribe. Para chegar na ponta do molhe, existem pequenos vagonetes (chamados "trencitos artesanales", $15000), que fazem grande parte do percurso de 12km. Passeios fluviais partem do bairro de Las Flores indo até a ponte Pumarejo e terminando a viagem em Bocas de Ceniza.
Primeiro museu regional do país, tem uma exposição permanente repleta de multimídia distribuída em 5 vertentes temáticas: Natureza, Gente, Palavra, Expressão e Ação. Seu tema central é o Caribe colombiano em suas dimensões ambiental, histórica, sociocultural, antropológica, sociológica e econômica, apresentando as manifestações culturais, a memória histórica dos seus habitantes e uma reflexão sobre meio ambiente, território e sua importância no desenvolvimento da região.

Calle 36 #46-66 - Rosario
Horário: Segunda a quinta 8h/16h, sexta a domingo 9h/17h. $13000.
Único existente na costa caribenha colombiana, abriga mais de 450 animais dos 5 continentes, em belos recintos totalmente restaurados. É um dos mais belos e recomendados da América do Sul. Podem ser observados animais de cerca de 140 espécies, incluindo mamíferos, peixes, pássaros, répteis, anfíbios e primatas.

Calle 76 #68–70
Horário: Diariamente, 9h/17h. $18000.