Ybycuí

ALT 70 m, POB 24.780 hab, PARAGUARÍ 56 km

ATRAÇÃO:

Com 5.190ha, conta com serras, abundantes rios de águas cristalinas, saltos e cascatas impressionantes que despencam em meio a densa vegetação e paredões de pedras sobrepostas. Na área recreativa, há espaços para descanso e a possibilidade de desfrutar das trilhas pelo bosque. Fica a 24Km da cidade.

Museo Histórico del Parque La Rosada

No Parque Nacional Ybycuí está a antiga fundição de ferro e o arsenal de Minas Cué, conhecida como La Rosada, que funcionava na época de Don Carlos Antonio López, onde se fabricavam armas e ferramentas, além de peças para os navios da frota paraguaia. Funcionou por 19 anos entre 1850 até 1868, quando foi destruída pelas tropas uruguaias e brasileiras durante a Guerra da Tríplice Aliança. As ruínas que hoje se vêem na zona histórica foram reconstruídas sobre sua fundação original. G.15000.

Salto Guaraní

Por uma trilha natural de 950m de caminhada, chega-se a este salto, uma das belezas do Parque Nacional Ybycuí.

Salto Mbocaruzú

Composto por 3 saltos de rara beleza, o curso da água corre na maior parte em campo aberto, com pouca vegetação sobre lajes de pedras e areia branca, deixando suas águas mais quentes. Do outro lado do morro, há uma trilha que leva a um mirante natural.

Salto Minas

É o mais visitado por ser o mais acessível por qualquer tipo de veículo. Conta com água potável, sanitários e um amplo lugar para camping e trilhas autoguiadas com supervisão dos guardas do parque.