Arraial do Cabo

ALT 8 m, POP 30.096 hab, RIO DE JANEIRO 164 km

ATRAÇÕES:

São 2 pequenas enseadas de aproximadamente 350m, separadas por uma rocha e cercadas por morros. De areias muito brancas e claras, suas pequenas praias oferecem uma das vistas mais lindas do município, principalmente em dias de céu azul, quando as águas ficam claras e transparentes. As diferentes tonalidades do mar produzidas por diferentes profundidades e bancos de areia, além do relevo do terreno, proporcionam uma bela paisagem. Na prainha do lado esquerdo, os visitantes podem descer as dunas sentados em pranchas de madeira ou de plástico. Acesso somente por trilha (íngreme, 160m) ou de barco partindo da marina dos pescadores na praia dos Anjos. Localizada a 5km do centro.
Tem cerca de 600m de extensão, com areias mais grossas e amareladas, e um mar de tom esverdeado de águas claras e calmas. Acesso por trilha moderada (15min) ou por barco partindo da marina dos pescadores, ambos passeios com início na praia dos Anjos. Fica a 1km do centro.
Ambas trilhas estão localizadas na Ilha do Cabo Frio, com acesso controlado pela Marinha, sendo necessária autorização especial para visitas. Ocorrem a cada 15 dias, somente aos sábados, 8h (Museu Oceanográfico, Praça Daniel Barreto, s/n). R$80. O Farol Velho, construído no ano de 1836 com 10m de altura, oferece uma vista de 360° do mar azul-turquesa da região. Trilha longa e íngreme (3km, 2h). Já o Farol Novo, ainda em funcionamento, fica no topo de de um antigo vulcão, a 155m de altitude. Para chegar nele, a caminhada é moderada (40min), com risco de encontrar cobras.