Morro do Chapéu

ALT 1.011 m, POP 36.856 hab, SALVADOR 388 km

ATRAÇÕES:

  • Cachoeira do Agreste
Formada pelo encontro do rio Jacuípe com o rio Preto, possui uma queda de 58m de altura. Trilha de cerca de 3km.

Acesso pela Rodovia BA-426, em direção ao povoado de Flores, 28km da cidade.
Com uma vista deslumbrante, foi assim batizada pelos garimpeiros de diamantes que tinham dificuldade para trabalhar na região devido aos grandes blocos de arenito sobre o cascalho. Dependendo da época do ano, formam-se 4 quedas, que se precipitam por 118m até desembocar em um imenso cânion. Possui uma grande plataforma rochosa na parte superior, ideal para contemplação do vale e das cachoeiras. É possível descer até os poços de água formados pelas quedas. Caminhada difícil devido a inclinação do terreno (2h).

Rodovia BA-052, 18km.
Uma das maiores grutas do Brasil, com 7.750m de comprimento, amplos salões e galerias, além de gigantescos espeleotemas. Situada no vale do rio Jacaré, seu pórtico principal tem 106m de altura. Sítios Arqueológicos da pré-história compõem um cenário de importância científica única, registrada nas pinturas rupestres que podem ser vistas nas entradas dos salões. O vilarejo próximo, não dispõe de estrutura para hospedagem. Quem quiser conhecê-la terá que acampar.

Bolo de Noiva

Formação de estalagmite calcária de grandes proporções e beleza estética. Este espeleotema é o maior já registrado na América Latina.