Trinidad

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 152 m, POB 106.596 hab, LA PAZ 597 km

Foi fundada em 1686 às margens do rio Mamoré pelo padre jesuíta Cipriano Barace com o nome de Santísima Trinidad, como parte das Missões Jesuíticas no país. Cidade animada e colorida, é considerada o paraíso das motocicletas, tipo de veículo muito comum em suas ruas.

ATRAÇÕES:

Sua coleção está composta de valiosas peças precolombinas de cerâmica, têxteis antigos e instrumentos utilitários dos Moxos. Na área externa podem ser observados os camellones, dispositivos hidráulicos necessários para a produção agrícola de antigamente e lagoas artificiais, além de uma variedade de plantas.

Ruta a la UTB, s/n (700m da Av. Ganadera) 
Horáio: Segunda a sexta, 9h/12h e 15h/18h. Gratuito.
  • Río Mamoré
Rio Amazônico boliviano-brasileiro, pertencente à bacia do Amazonas. A maior parte de seu curso corre em território boliviano, sendo o mais importante do país. O hotel flutuante Reina de Enín tem 26m de comprimento, e dispõe de todos os serviços para acomodar até 34 pessoas em seus 3 níveis. Oferece passeios pelo rio Mamoré, onde é comum observar golfinhos ou bufeos, uma espécie única e endêmica dos rios da região amazônica boliviana. Geralmente solitário, pode ser visto em grandes grupos em confluências ou lagoas. Animais curiosos que em várias ocasiões seguem os barcos, surpreendendo com seus "bufidos" que lhe deram o nome pelo qual é conhecido na região.

Reina de Enín Amazon Cruise River: Av. Santos Noco, 110.