Marabá

ALT 84 m, POP 283.542 hab, BELÉM 564 km

Seu povoamento, de origem europeia, iniciou no começo do século XIX, porém consolidou-se somente com a chegada de imigrantes árabes, goianos e maranhenses em 1894. Teve um rápido desenvolvimento, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial. Conhecida como Capital do Carajás, a sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias. Atualmente, é um grande entroncamento logístico, interligado por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial.

ATRAÇÕES:

Situada no núcleo da Marabá Pioneira, é o principal ponto turístico da cidade. Apesar de ter mais de 2km de extensão, a parte mais movimentada é um trecho de cerca de 600m, no perímetro entre a Praça do Pescador e a Praça São Félix de Valois, no bairro Francisco Coelho. O local dispõe de guarda-corpos de aço em toda a extensão da orla, 10 rampas de acesso ao rio, jardineiras, árvores ornamentais e bangalôs com mesas e bancos. Além da belíssima vista do rio, conta com diversas opções de gastronomia.
Emergente da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente 5km², a maior parte de areia fina. Situada em frente ao núcleo Marabá Pioneira, suas faixas de areias começam a ser avistadas em meados de abril. Mas só na alta estação do verão (julho) é que a atração aparece plenamente, surgindo ao longo da praia inúmeras barracas de bebidas e comidas, como a carne de sol e o tucunaré frito. Acesso por barco a partir da Orla (5min, R$5).