San Salvador de Jujuy

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 1.259 m, POB 315.491 hab, BUENOS AIRES 1.494 km

Popularmente chamada “La Tacita de Plata“, é a capital provincial mais alta do país. Fundada em 1593, durante os conflitos pela independência da Argentina, chegou a ser totalmente evacuada, num episódio de sua história que ficou conhecido como “Êxodo Jujeño“. É um centro econômico e cultural regional, localizado em um vale fértil, na confluência dos rios Grande e Xibi Xibi, cercada por montanhas que geralmente ficam cobertas de neve no inverno. Juntamente com a cidade de Palpalá, é o segundo maior produtor de ferro do país.

ATRAÇÕES:

Inaugurado em julho de 2023, foi construído para conectar a Avenida Fascio com calle Lamadrid, vencendo os 12m de desnivel entre ambos acessos. Possui 2 cabines com capacidade total para 12 pessoas e serve como atração turística, oferecendo impressionantes vistas panorâmicas da cidade. Para o acesso pela parte de cima, há uma praça-mirante com uma passarela de cerca de 15m de extensão, que permite o acesso ao saguão do elevador. No andar térreo, conta com banheiros para uso de funcionários e público.

Horário de funcionamento: Diariamente, 8h/0h. Gratuito.
Fundada em 1899, é um dos edifícios mais bem conservados da cidade. Conta com um patrimônio bibliográfico de grande valor. Na calçada em frente, há 2 esculturas bastante realistas que recriam o momento da morte do General Lavalle.

Gral. Belgrano, 652
Horário: Segunda a sexta 7h30/12h30 e 14h30/21h, sábado 8h/12h30.
Funciona no antigo Cabildo da cidade e tem 3 salas contendo uniformes, fotografias, armas e material informativo referentes à instituição. OBS: Encontra-se fechado, passando por uma reforma.

Gral. Belgrano, 493
Horário: Segunda a sexta 8h30/13h e 15h/21h, sábado e domingo 9h/12h e 18h/20h.
Funciona na casa onde em 1841 foi assassinado o General Juan Galo Lavalle. Construção colonial de fachada simples com 2 janelas de treliças e uma porta com beirais. Tem 3 pátios e 7 cômodos para visitar: Sala Colonial, Sala do Êxodo, Sala dos Governadores, Sala de Arte Religiosa, Sala de Vestimentas e Sala das Guerras Civis. Exibe objetos históricos, móveis, documentos, armas, arte religiosa, pinturas, vestimentas e outros.

Lavalle, 256
Horário: Segunda a sexta 7h/21h, sábado e domingo 14h/20h. AR$80.
Com uma área de 15ha, é o o principal pulmão verde da capital jujeña. Está localizado numa encosta pertencente às montanhas de Los Perales. Ao longo da trilha que atravessa o parque, é possível identificar espécies de árvores típicas da região de Las Yungas e observar pássaros, enquanto se obtém belas vistas panorâmicas da cidade. Também são oferecidos passeios noturnos guiados (mediante reserva, AR$30).

Caballito Criollo, s/n - Los Perales
Horário: Diariamente, 8h/17h.
Legendariamente visitadas por reis do Império Inca, estão cercadas por uma vegetação exuberante e morros coloridos. Consistem num sistema de águas subterrâneas, com temperaturas superiores a 50°C, ricas em sais minerais e outros elementos nutritivos para a vida. Oferece aos visitantes águas sulfatadas, sódicas, cálcicas, bicarbonatadas e alcalinas, altamente recomendadas para o tratamento de doenças reumáticas, herpes, neurose, paralisias e dispepsias. O hotel inaugurado em 1938, dispõe de piscinas de água hipertermal ao ar livre e banhos públicos que permitem desfrutar dos benefícios e virtudes medicinais. Um mirante na estrada proporciona uma bela visão do vale do rio Reyes.

Acesso pela Ruta Provincial 4, a 24km do centro.

ARREDORES:

Yala

ALT 1.639 m, POB 1.923 hab, SAN SALVADOR DE JUJUY 16 km

ATRAÇÕES:

Salto com cerca de 40m de altura, formando 3 degraus de quedas, onde a água bate forte e continua seu caminho. O curso da água está rodeado de muito verde e morros imponentes. Trilha difícil (2,5km, 2h). Acesso pela Ruta Provincial 4, 15km.
Cenário paisagístico formado por um paredão cor de argila e uma grande ducha que despenca sobre uma piscina natural onde é possível banhar-se. Ainda faz parte do conjunto, o Angosto de Jaire, um labirinto arborizado com fendas e desfiladeiros. Acesso pela Ruta Nacional 9 e Ruta Provincial 29, a 27km.