Alfredo Wagner

ALT 480 m, POP 10.036 hab, FLORIANÓPOLIS 112 km

ATRAÇÕES:

Belíssima queda d'água com cerca de 30m de altura e lajes de pedra no chão. É possível ficar em pé exatamente embaixo da queda ou dar a volta e ficar atrás da cortina d’agua, cuja formação rochosa parece uma gruta. No local há ainda um tronco de árvore fossilizado. Fica em propriedade particular (sra. Angelina Oliveira), sendo necessário autorização para visitá-la. Está localizada na comunidade do Pinguirito, a 19km da cidade.
Magnífica queda d’água com cerca de 80m de altura, formada pelo rio Lessa. Acesso por uma trilha de nível médio, atravessando por dentro do Sítio Arapaçu. Está situada numa propriedade privada, sendo necessária autorização para visita. Fica a 23,5km da cidade. R$5.
É umas das atrações naturais do município. Trata-se de uma pequena trilha que segue por uma fenda formada no paredão da rocha. No final do caminho há uma cachoeira de 42m de altura. O local foi um antigo cemitério indígena e atrai praticantes de rapel. É possível ver bugios saltando pelas árvores. Acesso pela Rodovia BR-282, sentido Lages, 10km (acesso ao Museu de Arqueologia). Depois de passar pelo museu, entra à esquerda até uma escola. A entrada está ao lado, sendo preciso descer um morro pelo mato.
Formações rochosas de arenito botucatu, localizadas na encosta da Serra do Campo dos Padres. São 4 gigantescas pedras sobre uma montanha em meio a um vale. Com 90m de altura cada, estão enfileiradas lado a lado, como se fossem 4 soldados em guarnição. A trilha clássica começa numa propriedade particular e vai até o mirante principal (6km, 2h30). Há uma outra trilha que segue daí até a base da formação, com trechos de escalada (2km). Acesso por estrada de terra, a 24km da cidade (recomendável utilizar veículos 4x4). Visitas mediante autorização prévia. R$35 (ingresso no Restaurante Salto das Águas).

Cânion do Rio Lajeado

Formado pela erosão das águas do rio Lajeado ao longo do tempo, está localizado próximo ao mirante clássico das pedras Soldados de Sebold. É pequeno, mas apresenta grande beleza natural com seu caminho por entre rochas que chegam a 25m de altura.
Saiba mais:

Soldados de Sebold