El Calafate

ALT 207 m, POB 16.655 hab, RÍO GALLEGOS 305 km

ATRAÇÕES:

São importantes sítios arqueológicos onde as primeiras pinturas rupestres da província foram encontradas. A geografia do local apresenta paredões e cavidades de rocha arenítica. Essas estruturas curiosas oferecem proteção à vida animal e vegetal e, de acordo com os vestígios encontrados, também abrigavam a vida humana. Entre as pinturas originais que podem ser observadas, há um painel de antropozoomorfos e antropomorfos, pegadas de animais, mãos em positivo e negativo, desenhos de labirintos, entre outros. Elas têm uma grande nitidez em suas cores vermelho, amarelo, preto, branco e ocre.

Acesso pela Ruta Provincial, a 10,5km
Horário: Terça a domingo, 10h/19h (Out/Abr); 10h/17h (Mai/Set). AR$800.
É uma espessa massa de gelo que integra o Parque Nacional Los Glaciares. Essa geleira é originária do campo de gelo do sul da Patagônia. Na sua descida, atinge o braço sul do Lago Argentino, com uma frente de 5km de extensão, emergindo acima da água com uma altura de cerca de 60m. Graças ao seu avanço constante, forma uma represa com as águas do braço Rico do referido lago, o qual gera um desnível em relação ao restante do lago de até 30m. Pela pressão dessa massa líquida, se produzem vazamentos no gelo que criam um túnel com uma abóboda de mais de 50m de altura. O deslizamento desta abóboda constitui um espetáculo natural incomum e é uma das maiores atrações do parque. A imensa geleira pode ser observada através de várias passarelas (4,7km).

Acesso pela Ruta Provincial 11, a 76,5km.
Centro de Interpretação Glaciológica dedicado à divulgação do campo de gelo do Sul da Patagônia e suas geleiras. A área coberta é de 2.500m², composta por um hall central e 3 pavilhões. Dois dos pavilhões abrigam a exposição permanente que utiliza modernos recursos de museologia. O terceiro pavilhão é composto por um auditório, onde é projetado um filme em 3D da área.

Acesso pela Ruta Provincial 11, a 8km
Horário: Diariamente, 11h/20h. AR$800.