Cochabamba

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 2.555 m, POB 632.013 hab, LA PAZ 387 km

Situada num vale de terras férteis e produtivas, rodeada por campos de cultivos e valiosos vestígios pré-incaicos e incaicos. Fica no centro do departamento e do país, sendo considerada o coração da Bolívia. Atualmente, sua economia está baseada na produção petrolífera e industrial. O centro da cidade, ao redor das praças Colón e 14 de Septiembre, é caracterizado por uma arquitetura moderna, contrastante com os numerosos vestígios urbanísticos coloniais e republicanos disseminados por toda a urbe. Dispõe do Aeropuerto Internacional Jorge Wilstermann, que atende várias companhias aéreas.

ATRAÇÕES:

Uma pequena escadaria e uma calçada de paralelepípedos levam ao belo Monumento a las Heroínas de la Coronilla (1922), erguido no topo da colina, em homenagem ao valor e o heroísmo das mulheres cochabambinas que resistiram as tropas do General Goyeneche durante a guerra da independência.

Av Aroma (em frente a Plaza Esteban Arce).
Monumental estátua de Jesus Cristo, considerada a maior do mundo. Situada no Cerro de San Pedro, eleva-se a 34m de altura sobre um pedestal de 6m. Em seu interior se encontram salas de exposição de fotos e características da obra. Cada piso apresenta janelas especiais e escadarias que levam até seus braços, de onde se pode ter uma incrível vista panorâmica do vale de Cochabamba e seus arredores. A partir do Parque de la Autonomía (Av. Heroínas), é possível acessar o Cristo através de um teleférico (Ter/Sáb 10h/18h e Dom 9h/18h, BS$12).

Av de la Concordia.
Com uma área de aproximadamente 2ha, possui diversas seções como a área de bromélias, cáctus, amarilis, Arboretum com muitas espécies nativas e exóticas. As trilhas do jardim permitem conhecer calmamente as diferentes espécies apresentadas e, além de oferecer áreas de lazer para desfrutar da natureza, fazer uma relaxante caminhada pelo local.

Raul Rivero Torrez, 1630
Horário: Segunda a sexta 9h/16h30 e sábado 10h/16h30.
É um complexo de 5 mercados somados a outros centros comerciais, feiras e barracas de ambulantes que leva o nome de um bairro localizado na zona sul da cidade, perto da antiga estação ferroviária. Ali se pode encontrar desde comidas típicas, frutas e verduras até livros, roupas, artesanatos e eletrônicos como tvs de plasma e computadores de última geração.

Av Barrientos (imediações das ruas Punata e Tarata)
Horário: Diariamente, 4h/23h.
Exibe um acervo com mais de 1.000 peças distribuídas em 10 ambientes. Há uma sala sobre a medicina mundial com pinturas, imagens e instrumentos médicos; uma sala com características simbólicas típicas do médico uma sala de radiologia com equipamentos de raio X de 1900; uma galeria de médicos notáveis da cidade; uma farmácia antiga datada de 1880 com frascos de diferentes substâncias para elaborar prescrições médicas; um laboratório com equipamentos antigos; uma ambiente de cirurgia com instrumentos de anestesiologia e cirúrgicos em geral; equipamentos de oftalmologia e odontologia.

Oquendo esq. com Venezuela
Horário: Segunda a sexta, 8h30/18h30.
Conta com 3 salas: Geologia e mineralogia; Paleontologia e sala de zoologia e entomologia. A primeira exibe em suas coleções belos cristais, minerais e meteoritos, junto a uma ampla gama de exemplares geológicos que ressaltam a riqueza mineral da Bolívia. A valiosa coleção paleontológica reúne fósseis únicos em todo o mundo. Também as coleções zoológicas e entomológicas expõem uma rica fauna.

Av Potosí, 1458
Horário: Segunda a sexta, 9h/12h e 15h/18h.
Conta a história do paraquedismo desde suas origens até a atualidade. Está dividido em 3 salas: uma com jornais e fotografias, a segunda com painéis informativos e objetos relacionados a esta prática e a terceira audiovisual. Também pode ser visitada uma torre multiuso de 16m de altura utilizada para treinamentos.

Av Capitán Víctor Ustáriz
Horário: Segunda a sexta 15h/18h e sábado 8h30/12h.
Foi construído entre 1915 e 1927 para ser residência do empresário mineiro boliviano Simón Patiño, mas nunca foi habitado pela família. De estilo eclético, foi construído com mão de obra artesanal e materiais trazidos da Europa como mármore e madeira. Atualmente funciona como Centro Pedagógico e Cultural.

Av. Potosí, 1450
Horário: Terça a sexta 15h/18h30, sábado e domingo 10h/12h.
Pequena praça com paisagismo e um icônico relógio de flores de mais de 5m de diâmetro. Fica na interseção da Av Libertador Simón Bolívar com a Av Simón Lopez, no bairro Cala Cala, a 2km do centro.