CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 62 m, POB 41.975 hab, MONTEVIDEO 275 km
ATRAÇÕES:
Considerada a primeira indústria do país, suas ruínas datam de 1722, quando foi fundada por um laico Recoleto (membro de ordens religiosas católicas dedicadas ao trabalho manual). Essa indústria constituiu-se na extração de calcário para posterior incineração em um de seus 4 fornos ainda existentes. A cal produzida era destinada à cidade de Buenos Aires. Leva esse nome por conta de sua localização, às margens do arroyo Dacá. Um dos destaques dessas ruínas é um tipo de galpão (3m de largura por 34m de comprimento), com paredes de quase 1m de espessura, que lembra uma antiga capela. O complexo arqueológico está localizado num pequeno morro, com um mirante de onde se avistam belas paisagens. Conta com um espaço de interpretação da história da antiga Calera Real através de sinalização informativa. Caminho ao Castillo Mauá, 2km.
Construído pelo empresário e banqueiro brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, barão e visconde de Mauá, que comprou terras no departamento de Soriano e formou uma fazenda de mais de 30.000ha. Edificado entre os anos 1859 e 1862 para ser a sede da estância, é uma construção típica da época, em formato retangular com 2 andares rodeando um pátio central, decorado pelo proprietário com diversas espécies de plantas trazidas de suas viagens. Tem 2 torres elevadas que proporcionam excelente vista do rio Negro. Atualmente, pertence à Intendência e seu complexo abriga um museu paleontológico, um zoológico e bodega de vinhos. Acesso pela calle Aparicio Saraiva (final), 5km Horário: Diariamente, 11h/17h. Gratuito.
Coleção que conta a história da música ao longo do tempo, através de 36 cenários 3D, nos quais são recriados momentos de cada período da música. Pbro. Manuel Antonio de Castro y Careaga, 664 (Sala Enrique Guarnero) Horário: Sábado e domingo, 20h/22h. Gratuito.