San Pedro de Atacama

ALT 3.159 m, POB 10.996 hab, ANTOFAGASTA 311 km

ATRAÇÕES:

É o deserto mais árido do mundo e se estende pelo Grande Norte do país, abrangendo as regiões de Arica y Parinacota, Tarapacá, Antofagasta, Atacama e o norte de Coquimbo. Cobre uma área de aproximadamente 105.000km². Tem quase 1.600km de extensão e largura máxima de 180km. É limitada pelo oceano Pacífico a oeste e pela cordilheira dos Andes a leste. É um dos lugares mais secos do planeta e lá se experimentam temperaturas extremas, calor seco durante o dia e frio polar à noite.
Área composta por 80 gêiseres, é a terceira maior fonte do mundo, depois de Yellowstone e da Reserva Nacional Kronotoski, na Rússia. Neles, a água emerge do interior da terra a 86°C, com altura média de 76cm. As imponentes fumarolas emergem através das fissuras na crosta terrestre causadas pelo contato de rios subterrâneos de água congelada com rochas quentes. Os imensos jatos de água e vapor, nas primeiras horas da manhã, atingem alturas surpreendentes que ultrapassam 10m. Essas fumarolas criam impactantes colunas brancas de vapor que conseguem seu maior esplendor entre as 6h e 7h. Os gêiseres, por sua vez, formam piscinas de águas termais num ambiente único. Estão localizados na bacia geotérmica homônima, a 79km ao norte de San Pedro de Atacama a uma altura aproximada de 4.320m acima do nível do mar.
Com águas de um azul intenso e bordas brancas, recebe uma grande variedade de aves. Está localizada no interior da Reserva Nacional Los Flamencos, a mais de 4.000m de altura, contrastando magicamente com os montes nevados que a rodeiam. Fica a 116km da cidade.
Formação rochosa característica de cartões postais, é procurada por turistas que desejam assistir ao pôr do sol, contemplando dali o Valle de la Luna e outros morros e vulcões.
É uma salina localizada a cerca de 150km a leste da cidade, não muito longe da fronteira com a Argentina. Tem como principal afluente o rio Zapaleri que vem do norte e faz da bacia desta salina uma das duas bacias de altitude que têm uma superfície compartilhada por três países. Ao acessar o Salar a partir da Ruta 27, avistam-se os Monjes de la Pacana, gigantescas formações rochosas verticais espalhadas pela paisagem erodida pelo vento. O Salar também é delimitado pelas Catedrales de Tara, uma formação rochosa maciça.
É constituído por 8 piscinas de água a uma temperatura de 25 a 30°C, situados a 3.000m acima do nível do mar ao longo do rio que corre a 33,5°C. A água dessas áreas tem propriedades medicinais e terapêuticas, graças ao rio Puritama, de onde provém, e aos minerais dissolvidos em sua composição. É um lugar ideal para um encontro com a natureza e descanso.
É uma depressão rodeada por dunas desérticas e morros com impressionantes cristas pontiagudas, na Cordillera de la Sal. É formada pela dobragem da crosta terrestre e pelo efeito do vento, do sal e da secura e faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. A joia do lugar é a Duna Mayor, uma duna onde se pode desfrutar de uma maravilhosa vista panorâmica do vale e da Cordillera de la Sal. Ideal para assistir a um belo pôr-do-sol. Está localizado a 12km da cidade, na estrada velha para Calama.
%d blogueiros gostam disto: