Medellín

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 1.495 m, POB 2.529.403 hab, BOGOTÁ 418 km

Fundada em 1616, é a segunda maior metrópole do país e já foi considerada a cidade mais violenta e perigosa do mundo. O ápice da violência urbana ocorreu na década de 1990, especialmente após a morte de Pablo Escobar, quando começou uma verdadeira guerrilha entre facções criminosas. No entanto, passados alguns anos, esta realidade mudou radicalmente. Hoje é possível percorrer a cidade com segurança. Em 2013, recebeu o título de “cidade mais inovadora do planeta“, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute, graças aos esforços para reverter a situação com soluções para os problemas clássicos da região. Possui uma excelente rede de metrô de superfície integrada com linhas de ônibus, o que permite chegar rapidamente a quase toda parte da cidade. O cartão de transporte permite viajar de metrô, ônibus e o Metrocable, que são os conhecidos teleféricos de Medellín. Como capital departamental, abriga diferentes empresas públicas, instituições e órgãos do estado colombiano. É sede de empresas nacionais e internacionais de variados setores, como têxtil, confecção, metalurgia, energia, financeiro, saúde, telecomunicações, construção, automotivo e alimentação, entre outros. Sua área metropolitana possui uma rede de bibliotecas vinculadas para compartilhar recursos, esforços, conhecimento e experiência para melhorar as condições educacionais e culturais das comunidades que atendem. A rede é composta por 36 bibliotecas, 24 delas estão em Medellín. A principal porta de entrada para viajantes nacionais e internacionais é o Aeropuerto Internacional José María Córdova, localizado no município de Rionegro, a 23km da cidade. Dentro do perímetro urbano, o Aeropuerto Olaya Herrera, presta serviços de vôo nacionais e regionais (departamentais).

ATRAÇÕES:

  • Alumbrado Navideño ★★★
Visitando Medellín na época de Natal, a cidade surpreende com uma belíssima decoração de luzes e enfeites natalinos. Este evento se chama "Alumbrado Navideño" (Iluminação Natalina), considerado pela National Geographic como um dos 10 mais belos do mundo e que pode ser apreciado principalmente na avenida de La Playa e no río Medellín.
  • bandeja paisa
Prato bastante típico do departamento de Antioquia, consiste em uma grande quantidade de arroz, feijão, carne picada, linguiça, ovo, batata, banana, pão de milho, tomate e abacate. Apesar de ser um alimento forte e muito calórico, vale a pena experimentar.
Chama a atenção por sua arquitetura moderna. Foi projetada pelo arquiteto barranquillero Giancarlo Mazzanti. Está localizada no bairro Santo Domingo Savio, um dos setores mais carentes do nordeste da cidade, acessível através do sistema Metrocable. É constituída por 3 blocos negros que se erguem nas montanhas, assentados sobre uma plataforma que os conecta e funciona como praça pública e mirante da cidade.

Carrera 33B #107A-100
Horário: Segunda a sexta, 9h/20h.
Construído em forma de pirâmide com uma importante coleção de ciência, indústria, meio ambiente e tecnologia. O edifício contem todos os requisitos necessários para uma biblioteca moderna: salas de leitura e internet, galeria de exposições, café, cinemateca, entre outros.

Plaza de Cisneros, Carrera 54 #44-48
Horário: Segunda a sábado, 8h10/17h30.
Pequena formação montanhosa localizada no Vale do Aburrá, com 33ha de extensão e 80m de altura, oferece uma bela vista panorâmica de toda a cidade. Abriga o pitoresco Pueblito Paisa (1930), uma réplica autêntica das antigas cidades coloniais da Colômbia, onde podem ser encontradas várias lojas de presentes e comidas típicas. O termo "paisa" significa precisamente “habitante das montanhas” e é utilizado principalmente pela população dos departamentos que compõem os chamados eixos cafeeiros do país.

Calle 30A, #55-64
Horário: Diariamente, 6h/23h45.
  • Feria de Sanalejo
É o lugar ideal para comprar artesanatos dos mais diversos e interessantes tipos, além dos deliciosos doces de Medellín. A feira acontece sempre no primeiro sábado de cada mês na Plaza Bolívar.
Permite aos visitantes aprender mais sobre a água, um líquido essencial para a vida. É um espaço desenhado pela Corporación Maloka de Bogotá para ser um centro de aprendizagem combinada com diversão. Durante o passeio, os visitantes podem ver suas 9 salas que abordam 3 temas: planeta vivo; água e civilizações; os usos e cenários de futuro; e também interagir com os dispositivos tecnológicos num roteiro de 3h de duração.

Parque de los Pies Descalzos, Carrera 57, #42-139
Horário: Terça a sexta 8h30/16h, sábado e domingo 10h3017h. $6000.
Inspirado nos castelos do Vale do Loire na Franca, foi construído em 1930 em estilo gótico medieval. É reconhecido como um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Além dos grandes jardins de ciprestes, o museu reúne em sua coleção, entre outras coisas, relíquias de porcelana, cristais, vitrais, pinturas e esculturas de diferentes formas de arte. Estas coleções são únicas e de grande valor.

Calle 9 Sur, #32-269
Horário: Segunda a sexta 9h/17h30, sábado e domingo 10h/17h. Geral $14000/Jardins $10000.
Saiba mais:

Museo El Castillo
Consiste num espaço de 4.200m² com uma grade de madeira expandida em estruturas modulares para exibição de flores que se espalham pelo coração do jardim. Surpreende a impressionante estrutura de seu teto, graças a uma refinada elaboração de madeira cultivada que lhe confere um selo de bom gosto em figuras hexagonais, que se assemelham à união de grandes pétalas ou favos de mel. Situadas no piso do grande salão aberto, sobressaem várias ilhas que abrigam, entre outras plantas, calateas, orquídeas, antúrios, costela-de-adão, bromélias, samambaias e palmeiras, que dão ao espaço um ar de grande pátio tropical.

Calle 73, #51D-14
Horário: Diariamente, 9h/16h30. Gratuito.
Gigantesco parque ecoturístico com 16.000ha de impecáveis florestas úmidas de montanha, dotado de 54km de trilhas para facilitar a circulação e as caminhadas de visitantes. É caracterizado pela alta concentração de névoa superficial, um dos recursos naturais mais importantes para conservação do território. Abriga um auditório e uma praça de alimentação onde acontecem os eventos musicais ao longo do ano. Possui ainda 2 torres de observação de pássaros, mirantes naturais para o Valle de Aburrá e para as lagoas Guarne e Seca, além do Mercado Arví. Acesso através do sistema Metrocable.

Horário: Terça a sábado 9h/18h, domingo 8h30/18h.$25000.
Desenhada pelo arquiteto Giancarlo Mazzanti, é um verdadeiro símbolo da transformação da cidade, foi construída no lugar onde há décadas atrás funcionou uma prisão. O local se apresenta como um espaço público para esporte e recreação, assim como um mirante onde se pode desfrutar de uma vista excepcional da cidade, já que está situado num dos morros que conecta a parte baixa com a parte alta da região.

Calle 59A, #3630
Horário: Segunda a sábado 8h/19h, domingo 11h17h.
Plaza Botero, no passado, foi uma das áreas mais obscuras da cidade ocupada pelo tráfico, mas se renovou por completo. Atualmente, abriga um parque de esculturas, onde estão expostas 23 esculturas gigantes de Fernando Botero, um dos artistas mais importantes da Colômbia. Nascido em Medellín, se tornou famoso no mundo todo com suas figuras volumosas e assimétricas em bronze, que refletem uma crítica social à ganânca do homem. Centro.
Plaza Cisneros, conta com 300 postes de luz. Foi construído originalmente para iluminar de forma natural aproveitando a luz da lua. Por esta razão, o lugar é especialmente bonito à noite. Nessa praça está um dos edifícios mais belos da cidade por seu estilo arquitetônico, a Biblioteca Temática de la EPM (Empresas Públicas de Medellín). Centro.
Um lugar para descansar os pés, literalmente. Como seu nome anuncia, este é um para ir descalço. O parque conta com uma enorme estrutura de onde caem 60 pequenas cascatas sobre piscinas de pouca profundidade, que se limpam constantemente, onde é possível molhar os pés, descansar e relaxar. O parque também tem um belo bosque de bambus.

Carrera 58, #42-125
Horário: Terça a domingo, 8h/21h.
Tem o maior aquário de água doce do mundo e um terrário com muitas espécies de répteis e anfíbios. No terceiro piso do edifício há 4 salas de exposições interessantes com temas que abordam o processo da comunicação humana ou de uma viagem através das histórias de Julio Verne, e uma experiência fantástica onde os 5 sentidos são postos à prova.

Carrera 52, #73-75
Horário: Terça a domingo, 10h/18h. $18000.
Trajeto entre o Edificio Coltejer até a Plaza Bolívar. São somente 2 quadras de extensão, com muitas lojas de roupas, acessórios, sapatos, confeitarias, restaurantes e uma intensa circulação de pedestres. A rua foi transformada em calçadão no ano de 1985 e desde então, se tornou a rua mais movimentada no centro, chegando a receber cerca de 300.000 pessoas por dia. Carrera 49, Centro.
  • Unidades de Vida Articulada UVA
A cidade transformou seus depósitos de água sem vida como verdadeiros parques públicos. Ao empreender um projeto de iluminação urbana de Medellín, a EPM (Empresas Públicas de Medellín) analisou os níveis de infraestrutura e iluminação noturna em relação à cartografia da cidade, revelando verdadeiras ilhas escuras no traçado urbano. Estas ilhas escuras correspondem aos depósitos de água construídos nos arredores da cidade que resultaram em focos de violência e insegurança nos bairros totalmente carentes de espaços públicos. Portanto, foram escolhidos alguns desses tanques, cujas intervenções foram mais críticas, resultando num ambicioso projeto da cidade voltado para seus bairros mais pobres. Surgiram assim as UVA Unidades de Vida Articulados, que consistiam na eliminação dos muros e valas que protegiam os tanques de água, entregando-os para a cidade como novos espaços para reuniões públicas, promovendo a cultura e o lazer. Entre os projetos mais bonitos, estão as UVA La Armonía, no Tanque La Tablaza, no bairro Santa Inés; La Esperanza no bairro San Pablo; La Imaginación, na comunidade Villa Hermosa, bairro de San Miguel, e Los Sueños no bairro La Libertad.

La Armonía

Oferece locais como a Plazoleta, uma praça com bancos e amplos espaços, divertidos chorritos de agua (ao lado da praça), sandbox, espaço de lazer e relaxamento, jogos infantis, salas múltiplas e de informática.

Carrera 36, #84-98
Horário: Terça a domingo, 10h/18h.

La Esperanza

Possui salas de uso múltiplo, teatro ao ar livre, sala de informática, espaço EPM, banheiros públicos, cascata interativa, praça de água (fontes e jatos), caminho de pedestres e mirante no deck do terraço.

Calle 96, #34-100
Horário: Terça a domingo, 10h/18h.

La Imaginación

Reúne espaços como teatro ao ar livre, jorros de água, mirante com uma bela vista da cidade, jogos infantis, trilhas, salas múltiplas, salas de informática e exposições e áreas parapiquenique.

Carrera 40, #61-04
Horário: Terça a domingo, 10h/18h.

Los Sueños

Tem salas multiuso, praça para eventos, sala de informática, espaço EPM, banheiros públicos, praça das águas (fontes e jatos), calçadas, terraço com mirante e escorregador urbano.

Calle 57, #17B-50
Horário: Terça a domingo, 10h/18h.