São José dos Ausentes

ALT 1.210 m, POP 3.509 hab, PORTO ALEGRE 289 km

ATRAÇÕES:

Cachoeira com 28m de altura e uma sucessão de grandes quedas de água. Tem intenso volume de água, formando uma cortina branca sobre as pedras e uma piscina natural abaixo da queda. É uma das mais belas paisagens da Serra Gaúcha. Acesso pela Pousada Cachoeirão dos Rodrigues (trilha moderada, 15min). Fica na Fazenda Lajeadinho, no distrito de Silveira, a 34km da cidade. Gratuito.
Com 700m de profundidade, fica junto ao Pico Monte Negro com 1.403m de altitude, o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul. Dá para chegar de carro bem próximo ao cânion, onde é possível caminhar pela borda dos paredões com uma vista maravilhosa. Acesso pela estrada municipal Silveira, a 40km da cidade.
Formada pelo rio Sepultura, despenca sobre pedras que lembram uma escada natural. Seguindo a estrada para o Cânion do Monte Negro, é preciso entrar à esquerda na bifurcação em direção a Bom Jardim da Serra-SC. Depois de 3km chega-se ao estacionamento. Trilha íngreme em subida (1,5km), necessário acompanhamento de guia. Acesso próximo à Fazenda Monte Negro, 43km de terra.