ALT 702 m, POP 17.221 hab, BELO HORIZONTE 292 km
ATRAÇÃO:
Com uma área de 1 488ha, está sobre um afloramento de quartzito sobre o qual se desenvolve um solo pouco profundo, constituído principalmente de matéria orgânica e areia formada pela erosão da rocha. Nas regiões onde o solo tem pouca profundidade, localizam-se arbustos, cactos e bromélias, caracterizando típicos campos rupestres. Seus rios apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica. Suas principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a pouco mais de 1.800m em relação ao nível do mar. O parque apresenta boa infraestrutura para os visitantes com área para camping, centro de visitantes, trilhas sinalizadas, churrasqueiras, restaurante, lanchonete, enfermaria, centro de apoio à pesquisa e estacionamento, entre outras coisas. Está situado a 3km do distrito de Conceição do Ibitipoca, a 28km da cidade. Horário: Diariamente, 7h/18h. R$20.
Queda de 32m de altura e água muito gelada de cor dourada. Seu nome se deve a constante presença de macacos no seu entorno. Trilha de fácil acesso, com vários mirantes no caminho e visual maravilhoso.
Cachoeirinha ★★
Queda d’água com mais de 35m de altura, formada por um desnível do rio Vermelho. Tem caída forte e água gelada.
Localizada num paredão sombreado por mata densa, com muitas samambaias. Sua formação é quartzítica e apresenta um declínio acentuado em seu interior.
É uma das mais belas da unidade de conservação, situada próximo ao Pico do Pião. Recebeu esse nome devido aos viajantes que pernoitavam no local.
Janela do Céu ★★★
É um dos atrativos mais famosos do Parque, sendo o principal cartão-postal da unidade e um belíssimo mirante natural. A cachoeira, uma corredeira que despenca abruptamente em uma queda de 20m pelo rio vermelho, ganhou esse nome por sua localização privilegiada a cerca de 1.480m de altitude. De lá é possível ter uma visão panorâmica de toda região. É também uma das opções de trekking no parque, com um circuito de 16km de extensão (7h, ida e volta).
Formado pelo rio do Salto, tem 15m de largura por 20m de comprimento e águas avermelhadas devido a decomposição das folhas. Sua profundidade varia entre 2 a 3m, e na margem esquerda possui um belo paredão de quartzito.
Uma pequena cachoeira que deságua num grande lago de águas escuras e limpas. Nos dias ensolarados reflete as árvores, o céu e toda a paisagem ao redor. Local muito propício para banhos.
Prainha ★★
Pequenas quedas d'águas de águas límpidas e geladas no rio do Salto, que formam uma praia tranquila e rasa, excelente para banho. Fica bem próxima ao centro de visitantes.