Mocoa

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 604 m, POB 58.938 hab, BOGOTÁ 634 km

Fundada em 1563 pelo Capitão Gonzalo H. de Avendaño, sua economia se baseia na agricultura e no comércio. É considerada a porta de entrada para a Amazônia colombiana por sua localização estratégica entre a região andina e a grande planície amazônica. A cidade também é referência social para os colonos que vêm às terras departamentais, atraídos pela exploração do petróleo. Os principais atrativos para o visitante estão na exuberância natural que a cerca por todos os lados.

ATRAÇÕES:

A partir da ponte metálica sobre o rio Caquetá (a 15min da cidade) começa uma caminhada de cerca de 40 minutos até o cânion, uma raridade natural localizada a 500m da foz do Mandiyaco, no rio Caquetá. São grandes pedras perfuradas de maneira particular pela força da corrente, com faixas estreitas e alongadas que escondem o canal subjacente. Está localizada a noroeste de Mocoa, na divisa com a região da Baja Bota Caucana, próximo à ponte que liga os departamentos de Putumayo e Cauca, na estrada para Pitalito, a 21km do centro.
  • Cascada del Duende
Paraíso natural formado por 7 cachoeiras, com quedas de diferentes tamanhos (a mais alta de aproximadamente 40m de altura). É um dos territórios sagrados dos povos indígenas no departamento. Do alto de enormes árvores, a entrada secreta para a cachoeira é guardada por chilangos, pequenas águias agressivas que emitem sons altos na presença de estranhos. Diz a lenda que muitos indígenas já viram o duende que habita a cachoeira, sentado numa rocha observando suas águas. O acesso é por uma trilha de pedras, lamacenta e instável em meio à selva (difícil, 2h).
Bela queda d'água de 12m de altura que se alimenta de um riacho que nasce na serra de Churumbelos, o Dantayaco, também afluente do Mocoa. Antes de formar a cachoeira, o Dantayaco quebra uma pedra em seu curso, dando origem a uma ponte natural que a atravessa de lado a lado. Acesso por uma trilha a pé (moderada, 1h), a partir da estrada para Villagarzón. Da borda da cascata se tem uma vista panorâmica da cidade. Fica a 5km do centro.
  • Cascada Ojo de Dios
Majestosa e única, seu porque seu fluxo de água passa no meio da rocha, dando a impressão de que a rocha faz jorrar um poderoso jato d'água. Sua altura total é de aproximadamente 35m e a passagem pela oval pela rocha está próxima da metade. Uma vez embaixo da cachoeira avista-se o buraco "Ojo de Dios" por onde a água cai e forma um poço ao final da queda. Seu acesso é feito pela mesma entrada para a Cascada del Fin del Mundo. COP$15000.
Queda d'água de 60m de altura formada pelo rio homônimo. Por possuir uma saliência no meio da queda, a descida em rapel pode ser menos desafiadora a partir daí (25m). No local onde a água cai, forma-se um poço natural, usado para banhos. Está localizada na serra de Churumbelos, com acesso por uma trilha difícil (1h30), na estrada para Villagarzón, a 4km do centro.