San Ignacio de Velasco

ALT 410 m, POB 52.362 hab, SANTA CRUZ DE LA SIERRA 460 km

ATRAÇÃO:

Área de conservação com 1.523.446ha, situada no noroeste do país, na zona de transição entre o bosque seco Chiquitano no sul e a selva Amazônica úmida no norte. Está rodeado por savanas sazonalmente inundadas, ervas daninhas espinhosas, florestas, pântanos, planaltos, lagoas e baías de água escuras. Também possui uma grande diversidade de habitats que dão espaço a lugares impressionantes, como a Meseta de Cuparú e as Cataratas Arco Iris e Catarata Federico Ahlfeld. No parque existem 139 espécies de mamíferos, 620 de pássaros, 74 de répteis, 62 de anfíbios e 254 de peixes. Para turistas inclui alojamento e 3 refeições por dia. Os acampamentos Flor de Oro e Los Fierros contam com infraestrutura turística. Fica a 198km da cidade.

Catarata Federico Ahlfeld

Com sua nascente na parte alta da Meseta de Caparú, formada pelo rio Paucerna, é o atrativo mais emblemático do parque. Uma queda de 45m de altura, que forma um incrível poço natural onde é possível banhar-se ou simplesmente admirar e fotografar. Na Comunidade Piso Firme, é preciso alugar uma lancha para navegar pelo rio Paraguá até o rio Iténez. Depois, seguir rio acima até entrar no rio Pauserna, continuando até passar pela entrada da trilha para o Salto Susana. Trilha fácil, 30min. (Abr/Mai).

Cataratas Arco Iris

Possui uma impressionante queda de 88m de altura e se forma a partir do rio Paucerna que corre pela Meseta de Caparú. É um dos lugares mais visitados do parque nacional por sua grande beleza natural. Este espetáculo natural pode ser apreciado de um mirante situado em frente ao salto. A queda produz um arco íris, ao qual se deve sua denominação. Trilha moderada, 4h. (Mar/Mai).

Meseta de Caparú

O parque engloba grande parte da Meseta de Caparú ou Huanchaca, maciço caracterizado por suas imponentes falésias que se eleva até os 1.000m sobre o nível do mar, determinando um desnível de aproximadamente 600m sobre a planície ao redor. Esta formação possui importantes habitats de grande diversidade biológica e forma um cenário espetacular. Ideal para a observação de biodiversidade e de paisagens. Conta com piscinas naturais.