Los Andes

ALT 819 m, POB 66.708 hab, VALPARAÍSO 136 km

Fundada em 1791, é a porta de entrada do país através da Passagem de Fronteira Los Libertadores, que recebe o maior fluxo de turistas e cargas internacionais terrestres no chamado Corredor Bioceânico. Suas principais atividades econômicas são agricultura, mineração e logística.

ATRAÇÃO:

Inaugurado em 1980, o túnel principal de 3km de extensão e uma altitude de 3.220m, serve como uma importante via terrestre entre o Chile e a Argentina, embora possa ser fechado durante o inverno em função da neve ou por perigo de desmoronamentos. No lado chileno, a declividade é muito mais significativa, com uma grande quantidade de curvas para facilitar a transposição da cordilheira. Aberto 24 horas.

Ruta CH-60, 66km.

Estrada Los Caracoles

Alguns quilômetros antes de chegar na aduana chilena, começa uma sequência de curvas conhecidas como "Los Caracoles". Essas curvas bastante fechadas, sobem em zigue-zague por cerca de 700m, em direção à fronteira com a Argentina. No local não há nenhuma mureta de proteção, exigindo muita cautela dos motoristas. Em compensação, a paisagem que se descortina na região é inesquecível.

Ruta CH-60, 53km.